Fumep firma convênio com universidade do México

A parceria entre as instituições foi oficializada recentemente – Crédito: Divulgação

 

A Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) firmou convênio para intercâmbio com a Universidade Politécnica de Puebla, no México, implementando ações definidas para projetar os próximos 50 anos da Instituição. A parceria foi oficializada recentemente pelo diretor executivo da Fumep, professor Antônio Carlos Giuliani, que recebeu a coordenadora do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Pública Politécnica do México, professora Norma Angélica Perez, para assinatura do convênio. “Estamos promovendo a internacionalização da educação praticada na Fumep para que alunos e professores de ambas as instituições possam estreitar relações para troca de conhecimentos acadêmicos e culturais que agreguem valor à formação e qualificação profissional”, disse Giuliani.

 

O diretor executivo da Fumep revela que, pela parceria, alunos dos ensinos médio e técnico, e também da graduação e da pós-graduação poderão se beneficiar de intercâmbios e semanas de estudos, visitas a empresas e estreitar relacionamentos entre diferentes culturas agregando conhecimentos indispensáveis à formação profissional. “Os cursos serão ministrados por professores de ambas as instituições educacionais”, explicou.

 

Segundo o diretor, uma instituição educacional que prima pela qualidade e ampliação do ensino direcionado a seus alunos revela comprometimento com a qualificação profissional para que eles possam se destacar e se posicionar no mercado de trabalho. “Neste contexto, experiências internacionais são reconhecidas como valiosíssimas, auxiliando sobremaneira na colocação profissional”, argumentou.

 

Segundo Giuliani, a parceria com a universidade mexicana é estratégica devido também a sua localização, uma vez que Puebla mantém um forte parque automobilístico que congrega cinco grandes indústrias que podem impulsionar projetos nas áreas das engenharias. Para Norma Angélica, a proposta é estreitar as relações com o Brasil e unir forças para o fomento de projetos desenvolvidos, sobretudo, na área industrial. Ela revela que o interesse pelo Brasil, e pela Fumep de forma mais específica, deveu-se a contatos anteriores com o Prof. Giuliani, que já conhece a Universidade Politécnica de Puebla.

 

Ela apontou a forte sinergia que há entre as áreas da engenharia e do automobilismo e revelou que vários outros convênios poderão ser firmados futuramente. “O México busca relações junto a instituições e líderes empreendedores para que possa compartilhar a educação e aprender o que instituições como a Fumep, por exemplo, fazem para seguir trabalhando impactando positivamente a sociedade na qual está inserida”, disse.

 

Giuliani complementou, lembrando que, através de sua EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba), a Fumep já se prepara para realizar 1ª Semana de Estudos Internacionais a partir do segundo semestres de 2020. “A iniciativa permitirá que nossos alunos possam ir ao México, acompanhados de professores para um período de estudos por meio de palestras e visitas técnicas, numa dinâmica que propicie também o conhecimento da cultura de um país semelhante ao Brasil, mas que tem suas especificidades muito bem definidas”, observou.

 

Ele agradeceu a Universidade Politécnica do México pela confiança e parceria; à comunidade acadêmica que constrói a Instituição a cada dia; e à sociedade que sempre retribuiu e colaborou acreditando nos ensinamentos e na educação proporcionada pela Fumep por meio de suas unidades educacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima