Projeto irá partilhar habilidades e conhecimentos com os jovens

Vereador Capitão Gomes é o autor do projeto – Crédito: Fabrice Desmonts

 

Projeto de lei 01/2020, do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), protocolado na Câmara no último dia 7 de janeiro e, que deve seguir para análise das comissões internas, com o início das reuniões ordinárias, após o dia 3 de fevereiro, defende a instituição do “Vovô Sabe Tudo”, programa de aproveitamento e valorização de idosos para fins educacionais, culturais e sociais.

 

O projeto é voltado ao desenvolvimento das atividades educacionais e culturais, destinadas às crianças e adolescentes, por meio de transmissão de conhecimentos, habilidades, aptidões e experiências de voluntários idosos.

 

O programa se dará através de oficinas de aprendizagem, já existentes ou a serem criadas na rede de instituições públicas municipais de educação e cultura, a fim de valorizar e aproveitar, em benefício das novas gerações, o acúmulo de saberes profissionais dos idosos.

 

Para participação no projeto, as pessoas interessadas, com idade igual ou superior a 60 anos, deverão inscrever-se para seleção, conforme prazos e requisitos a serem estabelecidos por decreto. A seleção deverá considerar, especialmente, a importância das experiências profissionais dos idosos inscritos e a indicação, sempre que possível, dos fatos que as comprovem.

 

Os idosos selecionados receberão instruções básicas para o desenvolvimento das atividades do programa e certificado de agradecimento da comunidade, conferido pelo poder público municipal, desde que tenham dele participado por período não inferior a 12 meses contínuos ou não. O poder Executivo poderá, conforme seus critérios de conveniência e oportunidade, firmar convênios e parcerias com instituições públicas ou privadas para promover o apoio financeiro e o aprimoramento técnico do programa definido por esta lei.

 

Na defesa do projeto, o vereador Capitão Gomes ressalta que a propositura tem por finalidade valorizar as experiências profissionais e existenciais da pessoa idosa, através da transmissão de seus conhecimentos, aptidões e valores às crianças e adolescentes, por meio de atividades educacionais, palestras e oficinas de aprendizagem, na rede pública municipal de ensino e cultura. “Pela idade mais avançada, os idosos podem ser considerados portadores de larga experiência de vida, cujos conhecimentos, ao serem transmitidos às novas gerações, representam ricos ensinamentos, contribuindo de maneira significativa com a educação e aprendizado das crianças e adolescentes deste município”, destaca.

 

Capitão Gomes enfatiza que o projeto “Vovô Sabe Tudo” já foi instituído em dezenas de cidades, nas quais os resultados foram positivos, na melhoria da qualidade de vida dos idosos participantes do programa, pela interação comunitária com o público jovem, bem como na educação e bagagem cultural das crianças e adolescentes, através do compartilhamento de experiências dos idosos voluntários, de modo a, inclusive, valorizar seus conhecimentos em respeito à trajetória de vida de cada um deles. “Com o propósito de construir uma sociedade mais solidária, como medida de fomento à educação, cultura e inclusão social, a presente propositura aspira contar com a aprovação unânime dos nobres edis dessa Casa de Leis”, afirma o parlamentar na defesa do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima