Milésima edição da Prosa & Verso

Ivana Maria França de Negri

 

Finalzinho do ano de 1999 e o grupo literário GOLP se reunia semanalmente nas dependências do Engenho Central já há dez anos. Eram muitos os escritores, e a produção de textos era farta. Como não existiam ainda redes sociais ou blogs para que fossem publicados, a porta de acesso para divulgação eram os jornais e também a edição de livros.

A página de poesias da Maria Cecília Bonachella, no Jornal de Piracicaba, disputadíssima. Ter um poema publicado nela era a glória!

Ludovico da Silva, fundador do GOLP – Grupo Oficina Literária de Piracicaba –

ressentia-se de não existir um espaço também para textos em prosa, como crônicas e contos, e também para divulgar os eventos e premiações dos integrantes. Foi com a cara e a coragem pedir um espaço para o Evaldo, diretor da Tribuna Piracicabana. E ele prontamente atendeu, dando ao grupo um quarto de página. A estreia foi no ano 2000.

Como a produção aumentava, a coluna também foi ampliada para meia folha. Eu e Ludovico alternávamos a montagem das páginas, com muito carinho e dedicação. E como o sucesso era grande, logo o editor nos cedeu uma página inteira!

O tempo passou e estamos prestes a comemorar mil edições ininterruptas. São vinte anos de muita prosa e muita poesia. Criamos um cantinho infantil e muitas crianças que frequentaram a Prosinhas & Versinhos já são adultas.  Descobrimos muita gente talentosa. Professoras nos enviavam textos e poesias dos alunos. Escritores daqui da terrinha e os consagrados desfilaram em nossas páginas, assim como estreantes e aspirantes a poetas.

Quando Maria Cecília faleceu, em meio à consternação geral, fui convidada para substituí-la e fiquei por cinco anos à frente da página do Jornal de Piracicaba, que mudou de Palavras & Versos para Letras & Rimas.  Mas eu continuava a parceria com Ludovico na Tribuna e mantive as duas páginas semanais por cinco anos, o que não era fácil, pois não repetia os textos e as duas eram de formatos diferentes e exclusivas.

Depois de cinco anos, a página do JP foi extinta e a Prosa &Verso se tornou o único espaço para divulgação semanal de literatura. Mantemos também um BLOG sempre atualizado com textos de diversos autores, a maioria piracicabanos.

Ludovico da Silva faleceu em 2015 aos 86 anos. Ficou à frente da edição por quinze anos e tinha muito orgulho da página que agora tem em seu lugar a escritora Carmen Pilotto, minha nova parceira.

Não podemos deixar de homenagear Ludovico, fundador do GOLP em 1989. São trinta anos do grupo desde a fundação, quando veio a Piracicaba o escritor Ignácio Loyola Brandão para dar uma palestra e sugeriu a criação de um grupo para escrever textos.     Quando o GOLP completou vinte anos, Loyola esteve na cidade para as comemorações e pôde rever alguns remanescentes do grupo inicial. Alguns faleceram, outros chegaram depois, uns mudaram-se de cidade, é a roda da vida sempre girando.

Um texto é apenas um texto, mas quando ele cai como uma luva no momento de alguém, e esse alguém se emociona, e até guarda o recorte para reler outras vezes, cumpre sua missão de levar encanto, magia e induzir à reflexão.

Parabéns para todos nós pelos vinte anos da página, pelas mil edições e pelos trinta anos do GOLP!

Viva a Prosa & Verso!!!

 

Ivana Maria França de Negri, escritora, coordenadora da P &V desde a primeira edição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima