Imagem e do Som – MISP promove Semana Glauber Rocha

Barravento, do renomado cineasta Glauber Rocha, aborda conflitos místicos e disputas amorosas.

 

Filmes produzidos pelo aclamado diretor brasileiro serão exibidos gratuitamente ao público

 

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP), realiza a Semana Glauber Rocha entre os dias 17 e 19 de março, sempre às 19h30, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto.

O evento gratuito homenageia o cineasta brasileiro que completaria 87 anos neste sábado, 14/03. Durante os três dias, o público poderá assistir a Barravento, Deus e o Diabo na Terra do Sol e Terra em Transe, obras que consagraram Glauber Rocha como um dos maiores nomes do Cinema Novo.

Segundo o coordenador do MISP, Rober Caprecci, cada sessão será seguida de roda de conversa sobre cinema brasileiro e a revolução do Cinema Novo, abordando estética, conceitos e a história do período da década de 1960.

Os filmes são disponibilizados pelo Pontos MIS, iniciativa do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com o MISP, que visa difundir produções audiovisuais pelo interior paulista. Caprecci destaca que o programa amplia o acesso a um acervo qualificado, fortalece atividades culturais gratuitas e incentiva a apreciação da sétima arte.

 

PROGRAMAÇÃO

17/03 | 19h30 – Barravento – Em uma aldeia de pescadores de Xaréu, a chegada de Firmino, que retorna de Salvador, provoca tensões entre os moradores, conflitos místicos e disputas amorosas, culminando em tragédias e mudanças na comunidade.

18/03 | 19h30 – Deus e o Diabo na Terra do Sol – No sertão nordestino, Manuel, perseguido após um ato de vingança, segue o Beato Sebastião e enfrenta conflitos religiosos e sociais, até se unir ao bandido Corisco e enfrentar a violência do sertão em busca de redenção.

19/03 | 19h30 – Terra em Transe – O jornalista Paulo Martins acompanha a disputa política em Eldorado, entre golpes, populismo e crise, enquanto busca conciliar poesia e política em meio às incoerências do poder e as próprias contradições pessoais.

 

 

SERVIÇO – Semana Glauber Rocha. Dias 17, 18 e 19/03, sempre às 19h30, no Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (rua Saldanha Marinho, 333 – Centro). Entrada gratuita.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima