Homenagem – Sindicato dos Jornalistas enaltece prêmio para Cecílio Elias Neto

Cecílio Elias Neto receberá o Prêmio Inezita Barroso na Alesp. CRÉDITO: Rubens Cardia

Jornalista receberá o Prêmio Inezita Barroso na Alesp, na sexta (13/3), por sua contribuição à cultura caipira

 

 

A Regional de Piracicaba do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) saúda a homenagem ao jornalista Cecílio Elias Netto, que receberá o Prêmio Inezita Barroso, nesta sexta-feira (13), às 10h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

A honraria, que leva o nome da cantora e pesquisadora Inezita Barroso, tem como propósito reconhecer personalidades que se destacam na valorização e na difusão da cultura caipira, patrimônio cultural ligado à história e à identidade do interior paulista.

A proposta de concessão do prêmio ao jornalista é da deputada estadual Professora Bebel (PT), um justo reconhecimento a uma trajetória marcada pela dedicação à cultura, à memória e ao jornalismo.

Considerado o decano da imprensa piracicabana e filiado ao SJSP desde 1976, Cecílio construiu uma obra relevante também na literatura, com romances que ajudam a contar e a preservar aspectos da vida, dos costumes e das histórias de Piracicaba e de sua gente.

Aos 85 anos, segue em plena atividade intelectual, assinando sua coluna de crônicas com a mesma lucidez, sensibilidade e rigor com os fatos que sempre caracterizaram sua atuação profissional. Seu estilo refinado, sua escrita elegante e sua postura ética fazem de Cecílio uma referência para gerações de jornalistas.

Para a categoria, ele representa mais do que um profissional admirável: é fonte de inspiração permanente para jovens que ingressam no jornalismo e para aqueles que, ao longo da carreira, encontram em sua história um exemplo de compromisso com a informação, com a cultura e com a verdade dos fatos.

Ao evidenciar a biografia do jornalista Cecílio Elias Netto com o Prêmio Inezita Barroso, a Alesp reafirma a importância do jornalismo que dialoga com a cultura, preserva a memória e contribui para a construção da identidade de um povo.

A Regional Piracicaba do Sindicato dos Jornalistas parabeniza a escolha do jornalista para a premiação, cuja vida dignifica o jornalismo e engrandece a cultura de Piracicaba e do Estado de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima