
Coordenado pela Federação da Alimentação, reunião com vice-presidente da República aconteceu na sede do BNDES em São Paulo
O Presidente do STIAP e Secretário de Divulgação e Imprensa da FETIASP – Fânio Luis Gomes, participou no último dia 26/01, de reunião realizada no escritório do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES em São Paulo, envolvendo lideranças sindicais filiadas à Federação da Alimentação – FETIASP juntamente com o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
“Tivemos um bate papo bem amistoso, a vontade. Colocamos para ele (Alckmin) as dificuldades que a maioria das cidades tem, e de Piracicaba, que a gente tem uma necessidade de qualificação de mão de obra, porque as empresas estão precisando. Falamos para olhar para nós, no sentido de nos ajudar a fazer a formação desses trabalhadores e também naquilo que os municípios daqui da região procuram”, comentou Fânio do encontro.
Coordenado pela Federação da Alimentação, por meio do presidente Melquiades de Araújo, o encontro teve como objetivo tratar de assuntos referentes a situação do setor da alimentação considerando a relevância estratégica desse setor para a economia nacional, para a segurança alimentar da população e para a geração de empregos. Essa reunião teve foco em temas centrais para o desenvolvimento sustentável do setor da alimentação destacando entre os principais pontos da discussão:⠀
A valorização do trabalho e a melhoria das condições laborais no setor da alimentação; Políticas públicas voltadas à geração e manutenção de empregos, especialmente diante dos desafios econômicos atuais; O impacto da reforma tributária, da política industrial e das medidas de incentivo à produção e ao consumo; A qualificação profissional e a necessidade de investimentos em formação e capacitação da mão de obra; O fortalecimento do diálogo social como instrumento para a construção de soluções conjuntas entre governo, trabalhadores e setor produtivo; A segurança alimentar, o combate à informalidade e a promoção de práticas sustentáveis ao longo da cadeia produtiva.
“Reivindicamos, também de forma amistosa, a instalação de novas empresas. Que é o que sempre estamos reivindicando quando conversamos com governador de Estado e desta vez com o vice-presidente da República. Mas repetimos as mesmas reivindicações que são empresas para o nosso setor, qualificação e requalificação para os nossos trabalhadores”, disse o sindicalista local.
Esse encontro visou contribuir para a construção de políticas públicas mais eficazes, que conciliem desenvolvimento econômico, justiça social e valorização dos trabalhadores, reforçando o papel do setor da alimentação como pilar essencial para o crescimento do país.