Capiau

NO PINTADO NA BRASA

Crédito: Divulgação/Pintado na Brasa

 

Da esquerda para a direita, o empresário Flávinho Copoli, das Óticas Flavinho; Ary Jones, radialista e responsável pela página social Akaso; Evaldo Vicente, diretor de A Tribuna Piracicabana; Reginaldo de Jesus Costa, proprietário do Restaurante Pintado na Brasa (em pé); Ari Junior, cronista, colaborador de A Tribuna; e Miromar Rosa, antigo “primeiro-ministro de Barjas Negri”, com quem escreveu o livro “1001 Ruas de Piracicaba”, autografando exemplares ontem. Tema principal da mesa: eleições em 2026. E lembrando que, neste ano, o Titio Luiz, da Rádio Educadora — líder de programação ao longo de muitos anos, estimado pelo povo piracicabano — completará, dia 22 de dezembro, 80 anos. Parabéns, desde já, a Luiz Antonio Copoli.

 

REPÚDIO — I

A deputada estadual Professora Bebel repudiou com veemência o vereador Renan Paes, que utilizou uma foto descontextualizada para tentar macular a sua reputação. Em suas redes sociais, a deputada lamentou que mais uma vez o vereador Renan Paes, que votou favorável à criação da taxa de iluminação pública e o projeto que aumenta o IPTU, ITBI, e ainda não deu satisfação à população, perca seu tempo fazendo fake News.

 

REPÚDIO — II

Na mesma postagem, a deputada Professora Bebel destaca que o vereador Renan Paes tem demonstrado que só ataca mulheres, como fez quando ironizou a estética dentária de uma mulher que o interpelava contra o aumento do IPTU e ITBI. “Não vejo o senhor denunciar homens. Eu tenho história de vida e espero que o senhor me respeite”, cobrou Bebel, e certamente a população cobrará o vereador Renan e os demais que votaram favoráveis a esse aumento, principalmente quando o carnê do IPTU chegar.

 

REPÚDIO — II

No vídeo, ainda, Bebel mandou um recado para o vereador Renan Paes: “Por onde ando, costumo ser se cumprimentada e abraçada por todos. O senhor deve ter tanta repugnância que por onde passa nem é percebido. Pessoas como o senhor não deve mais fazer parte de casas de leis. Cuide da sua vida que eu cuido do meu mandato”, mandou o recado ao vereador, que poderia muito bem ir dormir sem essa, até porque circulam pelas redes sociais a foto do mesmo morador piracicabano com o governador Tarcísio de Freitas. Coisas da política que o vereador Renan, que ainda é muito novo, com o tempo, tende a aprender.

 

KASSAB — I

O secretário de Governo do Estado, Gilberto Kassab — presidente nacional do PSD —, está acelerando o processo de divisão da direita e da centro-direita. Em outras palavras, ele tenta eliminar o exagero bolsonarista e de bolsonaristas, levando um grupo de políticos, com três governadores, mais próximo ao que prega o presidente Lula (PT), candidato à reeleição.

 

KASSAB — II

Se isso vai dar embate eleitoral, com um candidato do PSD e outro do PT, que é o presidente Lula, difícil imaginar hoje. Ou ele faz uma composição de pacificação com a esquerda e centro-esquerda, Lula continua no Palácio do Planalto já no primeiro turno, e ele, Kassab, fica com três ou quatro ministérios. Questão de aguardar, pois as nuvens indicam sempre movimentação.

 

INFELICIDADE — I

Uma tentativa de feminicídio foi registrada em Piracicaba no início da noite de segunda-feira (2). De acordo com relatos publicados pela imprensa local, um homem conhecido como “Marcão do Povo” teria efetuado disparos de arma de fogo contra a ex-companheira. Ele foi preso em seguida por policiais do BAEP. Trata-se de um crime grave. O suspeito foi detido e agora deverá responder pelos seus atos perante a Justiça.

 

INFELICIDADE — II

Segundo relatos, o homem citado é conhecido por residir na comunidade do Bosques do Lenheiro, em Piracicaba, e por fazer publicações frequentes em suas redes sociais com críticas enfáticas ao prefeito Helinho Zanatta, do PSD. Também há registros anteriores de fotos em que ele aparece ao lado de diferentes figuras públicas da política local.

 

INFELICIDADE — III

Diante da repercussão do caso, o vereador Renan Paes (PL) resolveu colocar mais lenha na fogueira e, claro, nas redes sociais. Em uma publicação, ele compartilhou fotos antigas em que o acusado aparece ao lado da deputada estadual Professora Bebel (PT) e sugeriu que, por conta disso, o homem “seria petista” e que isso explicaria o ato cometido contra a ex-companheira.

 

INFELICIDADE — IV

A postagem rapidamente transformou um caso policial gravíssimo em uma espécie de campeonato olímpico de ilações políticas, daqueles em que a prova principal é salto em distância. Renan Paes, que é do Partido Liberal e aliado do deputado federal cassado Eduardo Bolsonaro, basicamente tentou transformar uma ocorrência criminal em thread ideológica, como se o boletim de ocorrência tivesse vindo com filiação partidária anexada. Enquanto isso, a realidade segue bem menos criativa: um crime grave, um suspeito preso e a Justiça que vai cuidar do que é dela, sem precisar consultar o TRE.

 

INFELICIDADE — V

Este idoso e cansado Capiau não está aqui para defender, e muito menos para acusar ninguém. Mas, convenhamos, as postagens do vereador Renan Paes parecem ter viajado mais que mala extraviada em aeroporto. Pelo que se sabe até aqui, o homem citado não possui qualquer vínculo com o mandato da deputada estadual Professora Bebel. Ou seja, a conexão apresentada nas redes sociais soa mais como roteiro de série policial de baixo orçamento do que como realidade dos fatos.

 

INFELICIDADE — VI

A impressão que fica é que o vereador Paes, o que é lamentável, resolveu aproveitar a poeira de uma situação gravíssima para tentar soprar um ventinho eleitoral contra a parlamentar do PT, sempre dedicada na defesa do magistério, tudo isso com a sutileza de um carro de som em dia de feira. No fim das contas, enquanto a Justiça cuida do que é crime, alguns parecem mais preocupados em investigar filiação partidária por associação fotográfica.

 

POLARIZAÇÃO — I

O que este idoso e já bem cansado Capiau mais escuta pelos corredores do Mercadão Municipal de Piracicaba, nos bancos da Praça José Bonifácio ou até no vai-e-vem da Rua Governador Pedro de Toledo, é um desabafo quase unânime: essa polarização entre direita e esquerda já cansou mais que fila de lotérica em dia de pagamento.

 

POLARIZAÇÃO — II

O povo comenta que, muitas vezes, alguns políticos parecem menos preocupados com o que é certo ou errado e mais atentos ao que “o meu lado” está defendendo. Se a ideia é boa, apoia. Se é ruim, mas o grupo aplaude… apoia também. E assim vai, no embalo do coro.

 

POLARIZAÇÃO — III

A impressão que fica é que a vocação política — aquela de pensar, ponderar e decidir com responsabilidade — anda trocada por um confortável modo “maria vai com as outras”, versão partidária. No fim das contas, enquanto o cidadão tenta entender os problemas reais do dia a dia, parte da classe política parece disputando quem grita mais alto no cabo de guerra ideológico. E o bom senso? Esse, coitado, deve estar sentado num banquinho da praça, esperando alguém chamá-lo para a conversa, e vendo as nuvens…

 

CHUVAS – I

Os alagamentos pelas fortes chuvas que caíram na cidade, na última semana, foram assunto durante a 1ª Reunião Ordinária da Câmara, segunda-feira (2). Líder do governo na Câmara, o vereador Josef Borges (PP) destacou a atuação do Executivo para mitigar e reparar os danos causados. “É muito importante a presença do prefeito coordenando os trabalhos das equipes da Prefeitura de Piracicaba”, disse.

 

CHUVAS – II

O parlamentar exibiu vídeos em que Helinho Zanatta aparece ao lado de secretários municipais e servidores coordenando a reparação asfáltica em trechos da avenida Armando de Salles de Oliveira e da avenida Piracicamirim. Ele ainda destacou o impacto dos temporais na região de Itapiru e Artemis. “Já foi autorizado o projeto para que a obra de drenagem nas ruas Éricas e Jacobinas se inicie o mais rápido possível”, destacou.

 

CHUVAS – III

Já o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), da oposição, criticou a ausência de medidas para atender os moradores das áreas que sofrem com os recorrentes alagamentos. Ele exibiu vídeos de residências invadidas pela água da chuva e lembrou que apresentou emendas ao orçamento para a construção de piscinões nesses locais, o que evitaria as enchentes.

 

CHUVAS – IV

Trevisan Jr. falou ainda do problema na rua Liberato Macedo, no bairro São Dimas, e também na praça Parafuso, na Vila Rezende. “Tem que ser feito um piscinão na 31 de Março, outro na rotatória da Independência e outro do lado do Terminal”, apontou. “Uma pessoa morreu em razão desses piscinões não estarem construídos porque não existe boca de lobo no Armando Salles, tudo passa e vem arrastando”, acrescentou.

 

CHUVAS – V

“O prefeito não precisaria estar na rua”, disse o vereador. “Os piscinões poderiam evitar tudo isso que aconteceu na cidade”, enfatizou o parlamentar. Ele lembrou ainda que a cidade de Limeira tem um orçamento menor do que o de Piracicaba, mas tem inúmeros piscinões ecológicos. “Estou mostrando para a sociedade ver como fica a cidade”, concluiu.

 

CHUVAS – VI

Já o vereador Felipe Jorge Dario (Solidariedade), o Felipe Gema, cobra da Prefeitura providências em relação aos alagamentos recorrentes registrados nas proximidades da Praça do Parafuso, localizada na avenida Dr. Clemente Ferreira. O parlamentar afirma ser “imprescindível que a administração municipal adote medidas imediatas, garantindo um ambiente mais seguro, saudável e adequado para a comunidade”.

 

CHUVAS – VII

No requerimento 1.444/2025, aprovado segunda-feira (2), Felipe Gema questiona o Executivo se já foi realizada vistoria técnica no local. Se a resposta for “sim”, ele pede que lhe seja encaminhado o relatório conclusivo, com a identificação das causas dos alagamentos. Caso ainda não tenha sido feita, ele indaga se existe cronograma definido para a execução da avaliação técnica que ele havia solicitado via indicação 5.843/2025.

 

CHUVAS – VIII

Felipe Gema também questiona se foram identificados pela Prefeitura problemas como entupimento de bueiros, falhas na drenagem pluvial, desníveis no pavimento ou insuficiência da capacidade das galerias da região. Ele pergunta, ainda, se há previsão de execução de obras, serviços de manutenção ou intervenções corretivas para solucionar os alagamentos e se a praça recebe manutenção preventiva periódica na rede de drenagem.

 

INDIRETAS – I

Sem citar nomes, o vereador Rafael Boer (PRTB) criticou “um deputado estadual” e “um vereador” por comentários relacionados às obras que são executadas na rodovia Geraldo de Barros (SP-304), de Piracicaba a São Pedro, para a remodelação do tráfego na altura do Auto Posto Santa Terezinha, também chamado de Bigaton.

 

INDIRETAS – II

“Esse deputado nunca lutou por essa obra, não sabe nem onde fica Santa Teresinha, não sabe nem que bairro está na Região Norte. Aí vem agora, perto da inauguração, em ano de eleição, de campanha. Aí a obra fica linda, maravilhosa, aí fala que tem alguma coisa a ver”, afirmou Rafael Boer, durante a reunião ordinária desta segunda-feira (2).

 

INDIRETAS – III

Ainda sem citar nomes, Boer acrescentou: “E o vereador, que eu nunca vi somar, se eu fosse você eu pediria desculpas e falaria: ‘Eu não conheço a região’, porque talvez não saiba mesmo da necessidade que era essa obra”, acrescentou. Morador há 15 anos daquela região, Boer disse que luta pelas intervenções há quatro.

 

INDIRETAS – IV

“Sabemos que uma obra daquele tamanho gera transtornos, mas quem mora na Região Norte há bastante tempo sabe o que é aquela SP-304, o quanto de morte tinha ali toda semana. Sou um defensor dessa obra”, disse o parlamentar. “Estou lutando por isso desde 2022, enfatizou, ao lembrar que a obra estava prevista para 2036, mas foi antecipada.

 

INDIRETAS – V

“Eu passo para toda a população da Região Norte quando feito o pedido de antecipação da obra, quando foi o fechamento do contrato com a Artesp, quando a [concessionária] Eixo aceitou fazer a antecipação, quando iriam começar as obras. Então eu participei de todos os passos, fui orientando a população”, relatou Rafael Boer, que em seguida fez um apelo.

 

INDIRETAS – VI

“Não caia nesse papo em ano eleitoral. Estamos juntos desde 2022 nessa obra, que vai valorizar toda a nossa região. A hora em que ela acabar vai ficar muito bom. Agora, para chegar e querer ‘sentar na janelinha’, não dá: isso é muito feio. Se tivesse ajudado, colocado a mão na massa, não tem problema nenhum; mas só crítica pela crítica, um deputado que não sabe nem onde fica a Zona Norte, aí não dá”, finalizou.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima