SILÊNCIO
Fim de janeiro e, com o início de fevereiro, retornam as reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Piracicaba, às segundas e quintas-feiras, direto do Plenário “Francisco Antônio Coelho”. Quem frequenta o quarteirão do Legislativo, no Centro da cidade, percebe um profundo silêncio. Assessores vão e vêm, vereadores passam quase despercebidos e servidores seguem sua rotina diária. É o silêncio que precede o barulho.
ESQUECIDO
Quem segue esquecido é o vereador Cassio Luiz Barbosa, o Cassio Fala Pira, do PL Piracicaba. Respondendo em processo sobre crimes sexuais e já afastado da Câmara – onde o seu sucessor, Fabrício Polezi (PL), já assumiu –, ninguém mais fala sobre o segundo vereador mais votado, em 2024. Os perfis dele nas redes sociais, antes movimentados, mostram, como última postagem, um famigerado “Feliz Ano Novo”.
BÓIA – I
O Passeio de Boia, realizado no último domingo (25), no Rio Piracicaba, ainda segue gerando notícias. Na Câmara, o vereador Wagner Oliveira, o Wagnão (PSD), anunciou o protocolo do projeto de lei 9/2026, que institui o passeio no Calendário Oficial de Eventos, e o vereador Renan Paes (PL) destacou o envio do projeto de lei 11/2026 com a intenção de que o Município reconheça a atividade como ‘Patrimônio Imaterial’.
BÓIA – II
Enquanto isso, no segmento “saúde pública”, há relatos de participantes do Passeio de Boia que passaram mal, com sintomas como febres, diarreia e vômitos, conforme notícia publicada no site do Jornal de Piracicaba. Dados da Cetesb, informados pelo JP, apontam que a água do Rio Piracicaba é classificada como ‘regular a ruim’, apresentando altos níveis de poluição orgânica, coliformes fecais e baixa oxigenação.
BÓIA – III
É importante lembrar que o Passeio de Boias é um evento tradicional da cidade, que reflete a relação umbilical entre população e natureza (é só ler livro de Cecílio Elias Netto sobre a Pia Batismal). Este Capiau, idoso e cansado, não é muito afeito ao esporte de aventura – gosta mais de sombra e água fresca, ao som de uma moda de viola à beira do manancial –, mas enaltece que, para além da diversão, o passeio também deve servir como alerta de cuidado e preservação do querido rio.
NUVENS
As nuvens continuam a garantir que, como a política, são alteradas a cada momento, dia a dia. É só acompanhar as lideranças nacionais que vão de um lado para outro, mas, em todos os quadros, encontram o presidente Lula (PT) liderando em todas as situações. A militância, firme e forte, está na luta para garantir a reeleição do chefe da Nação no primeiro turno. Gostem ou não os bolsonaristas, a tendência é essa.
RACHA
É que, em muito tempo de história do pós-bolsonarismo, nunca a direita e a centro-direita estiveram tão divididas — e a esquerda e centro-esquerda unidas em torno de Lula — com as vaidades de candidaturas saindo para todos os lados. Mas as pedras estão rolando, partindo-se, e os discursos anunciam os tenebrosos momentos de traição. E povo cada vez mais entendendo o que significa distribuir rendas, visando um país mais justo como faz o presidente Lula.
LIBERAIS
Os liberais de Santa Catarina estão alvoroçados. O governador de Santa Catarina e comandante do Partido Liberal (PL) no Estado, Jorginho Mello, foi avisado de que assistirá a uma intervenção no diretório catarinense se Carlos Bolsonaro não concorrer ao Senado pelo partido. É mole?
FHC
Em breve, deve sair a biografia do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC). Naief Haddad fará para a Companhia das Letras. Seria o Príncipe?
DÓLAR
A moeda norte-americana está a R$ 5,20 e sinaliza mais queda ainda… Para o presidente Trump, isso não é problema. Para quem não teve problema em abrigar tantos “Bolsonaros” de uma só vez, claro que não poderia ser novidade. E o Brasil, sintetizado pelo presidente Lula e vice Geraldo Alckmin, vai ganhando o mundo, em diplomacia e comércio.
VISITAS
Políticos visitam o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, por exemplo. Fraternidade é válida, sim.
HADDAD
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), vai deixar o governo do presidente Lula em fevereiro, e será candidato em São Paulo. A deputada estadual Professora Bebel (PT) já manifestou apoio ao professor da USP e uma das mais destacadas figuras políticas da atualidade.