
A rede municipal de ensino de São Pedro obteve, pelo segundo ano consecutivo, o reconhecimento nacional de seu trabalho de excelência nas políticas de alfabetização. Desta vez, o município conquistou a categoria ouro do “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2025”, do Ministério de Educação (MEC).
A categoria ouro representa o reconhecimento máximo do MEC às gestões estaduais, distritais e municipais que desenvolvem políticas públicas de eficácia e excelência na alfabetização de crianças na idade certa (até o final do 2o ano do ensino fundamental)
De um total de 150 pontos, São Pedro obteve 120 pontos. Em 2024, o município já havia conquistado a prata no “Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, do MEC.
O resultado foi divulgado no último dia 21 de janeiro e, segundo a Secretaria Municipal de Educação de São Pedro, destaca o compromisso do município com a garantia do direito à alfabetização das crianças da idade certa.
“Essa é mais uma evidência clara da evolução constante e do fortalecimento das práticas de alfabetização em São Pedro e do excelente trabalho desempenhado pela Secretaria de Educação e por todos os profissionais da nossa rede municipal”, celebrou o prefeito, Thiago Silva.
A premiação nacional reconhece ações como a formação de professores, distribuição de materiais didáticos e acompanhamento da aprendizagem.
São mais de 50 itens, incluindo documentação, legislação e resultados de aprendizagem, garantia de que as crianças dominem a leitura e escrita até o final do 2o ano, implementação de materiais didáticos, formação contínua de professores e monitoramento, entre outros.
Fluência Leitora – Além da certificação nacional, do MEC, São Pedro também atingiu grau de excelência na “Avaliação de Fluência Leitora do Estado de São Paulo”.
O município atingiu 7.5 de IFL (Índice de Fluência Leitora) e 87% de estudantes leitores (iniciantes + fluentes) nos 2º anos do Ensino Fundamental.
A Avaliação de Fluência Leitora do Estado de São Paulo tem como objetivo verificar o desenvolvimento das habilidades de leitura dos estudantes, especialmente quanto à precisão, ritmo e compreensão leitora.