PCD – SindBan participa de eleição do Conselho Municipal

Candidatos se reuniram na Casa dos Conselhos para se apresentarem e votarem. CRÉDITO: Divulgação

 

Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região tem ligação histórica com a inclusão e a garantia de direitos das Pessoas com Deficiência (PCD)

 

 

 

Na quarta-feira (21), os diretores do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan), Letícia Peres Farias Françoso e César do Nascimento Santos, participaram da Assembleia de eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF). O processo eleitoral ocorreu na Secretaria Municipal de Cidadania e Parcerias e reuniu representantes da sociedade civil habilitados a votar e concorrer às vagas do colegiado.

Durante a Assembleia, os diretores do SindBan integraram formalmente o processo eleitoral, exercendo o direito ao voto e também concorrendo às vagas disponíveis. Ao final da eleição, Letícia Peres Farias Françoso foi eleita conselheira titular do COMDEF, enquanto César do Nascimento Santos ficou na suplência, ampliando a presença e a representatividade do movimento sindical no Conselho.

O COMDEF é composto por representantes da sociedade civil eleitos e por membros do poder público, indicados pelo governo, formando um espaço paritário de participação e controle social. Os conselheiros titulares e suplentes são responsáveis por representar esses segmentos na construção, acompanhamento e fiscalização das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no município.

A participação do Sindicato no processo eleitoral reforça a relação histórica da entidade com as pautas de inclusão social, acessibilidade e defesa dos direitos humanos. A eleição de Letícia Françoso, que também atua na direção da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, fortalece ainda mais a articulação entre o movimento sindical e os espaços institucionais de participação social.

A eleição do COMDEF é considerada uma etapa fundamental para fortalecer o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, garantindo que as políticas destinadas às pessoas com deficiência sejam formuladas de forma coletiva, transparente e alinhada às demandas reais da população. Os conselheiros eleitos terão a atribuição de propor, acompanhar e fiscalizar ações e programas voltados à promoção da cidadania, da inclusão e do respeito à diversidade.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, José Antonio Fernandes Paiva, “a presença de entidades comprometidas com a justiça social nos conselhos municipais contribui para a efetividade das políticas públicas. A atuação organizada da sociedade civil é essencial para assegurar que direitos sejam respeitados e que as ações públicas avancem para além do papel”, conclui o presidente do SindBan.

A participação do SindBan no COMDEF também dialoga com a trajetória do Sindicato na defesa de condições dignas de trabalho, inclusão e acessibilidade, tanto no setor financeiro quanto na sociedade como um todo.

,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima