RATINHO — I
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, acertou em duas reuniões nos últimos dias com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, que o mandatário será candidato da legenda à Presidência da República. Segundo aliados de Kassab e do governador, as reuniões aconteceram na quinta-feira (8) e na terça-feira (13). Nelas, ficou definido que, diante do cenário eleitoral, Ratinho será lançado ao Planalto pelo partido nas eleições.
RATINHO — II
Gilberto Kassab, inicialmente, toparia não lançar candidato caso o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), estivesse na disputa. Entretanto, Tarcísio deverá concorrer à reeleição ao Palácio dos Bandeirantes. Assim, o nome “bolsonarista” na disputa deverá ser mesmo o senador Flávio Bolsonaro (PL), ungido pelo pai, o ex-presidente que está preso Jair Bolsonaro, como pré-candidato ao Palácio do Planalto. Entretanto, ele não deverá ter o apoio do PSD.
RATINHO — III
Nesta quinta-feira (15), Kassab publicou em suas redes sociais um vídeo no qual Ratinho fala sobre a possibilidade de ser candidato à Presidência da República e diz que aceitaria caso seu nome seja escolhido pelo partido. O governador disse que tem capacidade de liderar um novo projeto para o Brasil, e fica honrado com a escolha do grande articular Gilberto Kassab. Como as nuvens, a direita está bem espalhada, com muitas divisões.
APOIO
Sendo assim, o prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta, e o possível candidato a deputado federal pelo PSD, Barjas Negri (que estão no mesmo partido) devem apoiar o governador do Paraná rumo ao Planalto. Pelo menos nisso, eles devem concordar, já que, no resto, discordam de tudo… e mais um pouco. E vivem sob nuvens.
FEDERAL — I
A lista de possíveis candidatos a uma cadeira na Câmara dos Deputados pela região está mais ou menos assim definida, pelo menos por enquanto: Barjas Negri (PSD), Erick Gomes (MDB), Paulo Campos (Solidariedade) e ainda se cogita o nome da vereadora Alessandra Bellucci (Avante). E outros nomes que vêm por aí.
FEDERAL — II
Mas, por enquanto, é tudo no campo das suposições… porque, em política, até abril todo mundo é candidato, pré-candidato, quase-candidato ou “só estou ouvindo o povo”. A certeza mesmo só vem quando acabar o prazo de filiações, em abril. Será o dia D, como sempre.
ESTADUAL — I
Os atuais deputados Professora Bebel (PT) e Alex Madureira (PL) disputam a reeleição para seguir no Palácio Nove de Julho. Afinal, em ano eleitoral, deputado em exercício não “cogita”: ele já está automaticamente na pista. Na disputa por uma cadeira de deputado estadual também aparecem nomes como André Bandeira (PSDB), Paulo Serra (PP) e Gustavo Pompeo (Avante) e outros que ainda vão surgir, porque, como todo mundo sabe, sempre tem candidato que brota do nada quando o prazo aperta e a eleição chega perto. E aguardam as nuvens.