Não vão nos intimidar!

 

 

Professora Bebel

 

Na tarde da quarta-feira, 14 de janeiro, um grupo de extremistas de direita, liderados pelos vereadores Kleber Ribeiro, do PL de Guarulhos, e Eduarda Campopiano, do PL de Praia Grande, invadiu o saguão da sede central da APEOESP, em São Paulo, gritando insultos contra o presidente Lula, contra a APEOESP e contra a esquerda. Jogaram pés de galinha contra diretores e funcionários da entidade e, por fim, devido à postura firme desses diretores, conselheiros e funcionários ali presentes, tiveram que se retirar do local. Um Boletim de Ocorrência foi lavrado e estamos exigindo dos órgãos policiais a apuração dos fatos e punição desses baderneiros.

O episódio ocorre um dia após a APEOESP completar 81 anos de existência. Fundada em 13 de janeiro de 1945, na cidade de São Carlos, a entidade ganhou caráter de combativa organização sindical a partir de 1979, quando uma chapa de oposição venceu as eleições e rompeu com a tradição meramente assistencialista da então Associação dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, Com a Constituição de 1988, que reconheceu o direito de organização sindical dos servidores públicos, a APEOESP manteve a sigla, mas passou a denominar-se sindicato.

Hoje a APEOESP é o maior sindicato da América Latina, com mais de 186 mil associados e mantém um funcionamento democrático desde a base (com os representantes de escolas) até instâncias como as 95 Subsedes, o Conselho Estadual de Representantes, Assembleias abertas à categoria, Congresso Estadual, Conferências e Encontros.

Não é coincidência, portanto, que a APEOESP tenha sofrido esse ataque, porque nosso sindicato, apesar de todas as dificuldades, não cessa nunca de lutar e incomoda muito os governantes do Estado de São Paulo, como o atual governador Tarcísio de Freitas, que tentou privatizar e militarizar as escolas e não conseguiu graças à nossa luta.

Mas este episódio tem um significado ainda maior. Ele indica que a extrema-direita está disposta a qualquer coisa para manter-se no governo do nosso estado e para tentar retornar ao governo federal. Nessa tentativa, irá usar e abusar de intimidações, fakenews, abuso do poder econômico e até mesmo ameaças externas, por interessar ao governo dos Estados Unidos a derrota da esquerda e das forças progressistas nas eleições deste ano.

Este vereador, Kleber Ribeiro, tem outras agressões em sua folha corrida. Invadiu a Subsede da APEOESP em Guarulhos, em 2024, agredindo professoras e funcionárias. Na Câmara Municipal de Guarulhos mantém uma postura agressiva e machista contra a vereadora Fernanda Curti, do PT. Em determinada situação, chegou a fazer gestos obscenos para ela, simulando abrir a calça e mostrar a genitália. A extrema-direita também vem realizando incursões em manifestações de esquerda, como no caso do dia 8 de janeiro na Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, de onde foram expulsos, após agredirem fisicamente pessoas presentes.

O Brasil vive um período de extrema gravidade, no qual é preciso defender a democracia, as instituições, as organizações sindicais e populares, a liberdade de expressão verdadeira, considerando que a mídia empresarial nem sempre divulga a verdade e há muita manipulação.

O Brasil pode ser e será um país com oportunidades para todas e todas, com qualidade de vida, com justiça social. Mas somente poderá sê-lo se cada um de nós cumprir o seu papel, exercendo sua cidadania e trabalhando para isto. A participação política e social é um imperativo nesta conjuntura em que estamos vivendo. A indiferença poderá estimular feminicídios, ataques, agressões, privatizações e a retirada de direitos por parte de governos retrógrados como o de Tarcísio de Freitas.

Estejamos unidos, ativos e atentos para mudar a configuração do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas, reeleger o presidente Lula e governadores progressistas, no Estado de São Paulo e em todo o Brasil.

_________

Professora Bebel é Deputada Estadual – PT e segunda Presidenta da APEOESP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima