Ascenção – Bebel cita o caso do diplomata Douglas e ressalta que a educação é transformadora

O presidente Lula ao receber Douglas Rocha Almeida, novo diplomata, e sua mãe, Dona Cida.Crédito: Divulgação

 

Acompanhado da sua mãe, Dona Cida, diarista, o novo diplomata Douglas Rocha foi recebido pelo presidente Lula em reunião na última quinta (15)

 

 

A segunda presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professoral Bebel (PT) destaca a importância da educação pública de qualidade para garantir a transformação social e cita como exemplo o caso do diplomata Douglas Rocha Almeida, recém-empossado pelo Itamaraty, que teve encontro com o presidente Lula. Acompanhado da sua mãe, Dona Cida, diarista, o novo diplomata Douglas Rocha foi recebido pelo presidente Lula em reunião na última quinta (15), que publicou um vídeo da reunião nas redes sociais, gerando milhares de compartilhamentos.

No encontro, Douglas Rocha Almeida fez questão de ressaltar que é filho de pedreiro e da diarista Dona Cida, que estudou em escola pública e entrou para o curso de Relações Internacionais por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos), quando trabalhava como garçom. Depois, com a morte da irmã em 2017, decidiu tentar a carreira para dar outra “opção de trabalho” para a mãe.

O Prouni, criado no primeiro governo do presidente Lula, no ano de 2004, adota critérios de trajetória escolar e renda, tem garantido, ao longo dos anos, o acesso à universidade particular a milhares de jovens brasileiros. O candidato precisa se enquadrar em ao menos uma das situações previstas no edital, que incluem ter cursado o ensino médio em escola pública; ter sido bolsista integral ou parcial em escola privada; ser pessoa com deficiência; ou ser professor da rede pública concorrendo a licenciatura ou pedagogia.

Bebel, que tem pautado sua trajetória na vida pública defendendo a educação pública de qualidade, ressalta que a educação é transformadora e emancipadora, e cita que a mãe de Douglas, que acompanhou o filho no encontro, relembrou quando um patrão disse para Douglas desistir da carreira de diplomata. Segundo a mãe, conforme contou ao presidente Lula e à primeira-dama Janja Silva, esse patrão dizia que o concurso público era considerado um dos mais difíceis do país. “Eu falei assim: ‘É porque você não conhece o meu filho. O meu filho só eu sei o tanto que ele dedica'”, respondeu ela.

Na publicação, Lula ressaltou a trajetória de Douglas. “Ele seguiu o exemplo de perseverança da mãe e, com oportunidades e apoio, conquistou o sonho de se formar no ensino superior e passar em um concurso público”, comentou.

No encontro, ainda, a primeira-dama, Janja Silva, parabenizou Douglas pela conquista nos comentários do post. “Nos vemos em breve no Itamaraty”, disse. “Douglas é uma referência positiva para toda nossa juventude e também faço questão de cumprimentá-lo pela sua persistência e conquista”, completa Bebel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima