
Nesta terça-feira, 13 de janeiro, a delegação BeBlueMUN, projeto internacional da BeBlue School, embarcou com destino aos Estados Unidos para participar das Simulações da Organização das Nações Unidas (Model United Nations), realizadas nas universidades de Harvard University e Yale University — os dois maiores e mais prestigiados eventos do gênero no mundo.
A delegação é composta por Gabriel Sambiase Alcântara Alves, Giovovanna Mannaro Peter, Isabella Martins Camargo, Vitor Hugo Comin Rossi, Yuri Pissinato Borges e João Vitor Rodrigues . A Advisor da delegação, Vanessa Matsuda Filié Palu, idealizadora da BeBlue School, é responsável por acompanhar os jovens durante toda a jornada acadêmica e cultural.
As Simulações da ONU são atividades acadêmicas que reproduzem o funcionamento real da Organização das Nações Unidas. Nelas, estudantes assumem o papel de diplomatas, representam países e participam de debates formais sobre temas globais como direitos humanos, meio ambiente, segurança internacional, economia e desenvolvimento sustentável. Os participantes precisam pesquisar, argumentar, negociar e construir resoluções diplomáticas, desenvolvendo habilidades essenciais como oratória, pensamento crítico, liderança, empatia e cooperação internacional — tudo em inglês.
Para Vanessa, é importante destacar a participação de Vitor Hugo Comin Rossi, Yuri Pissinato Borges e João Vitor Rodrigues de Souza, todos moradores de São Pedro, que representam o município em um projeto de alcance internacional.
“A participação de João Vitor Rodrigues de Souza carrega um significado histórico. Sua presença na delegação é resultado de uma ação social inédita, construída a partir da parceria entre o Tiro de Guerra de São Pedro e a BeBlue School”, disse Vanessa, sobre o atirador passou por um rigoroso processo seletivo, que considerou sua dedicação e desempenho militar, comprometimento acadêmico e alto nível de proficiência em inglês.
“Nos Estados Unidos, ele representará São Pedro e o Brasil, tornando-se o primeiro atirador do Exército Brasileiro a participar das Simulações da ONU em Harvard e Yale, escrevendo uma página histórica de orgulho para a cidade”, ressaltou.
Apoio, parceria e organização – Ainda segundo a idealizadora da BeBlue School, essa jornada do João Vitor só está sendo possível graças ao apoio e patrocínio das empresas Hotel Fazenda Villa Vitta, Thermas de São Pedro, Suporte Sondagens e Investigações e Saedong Brasil, que acreditaram no impacto transformador do projeto, além de pessoas físicas que contribuíram generosamente para tornar essa experiência realidade.
A viagem terá duração de 20 dias, com organização da On Time Turismo e Hospitalidade, agência parceira da BeBlue School, responsável por garantir logística, segurança e tranquilidade em todas as etapas. O roteiro inclui New Haven, Nova York e Boston, tendo como eixo central as conferências internacionais de Model United Nations.
Um marco para a educação brasileira – A BeBlue School se consolida como a única escola de inglês do Brasil presente simultaneamente nas duas maiores Simulações da ONU do mundo, reforçando seu compromisso com uma educação da língua inglesa que vai além da sala de aula e prepara jovens para atuar com protagonismo em um cenário global. Para acompanhar os bastidores, os debates e os aprendizados dessa vivência acadêmica internacional, é só acompanhar o perfil @bebluemun .