Deputada parabenizou presidente Lula por vetar PL da dosimetria; ato lotou o Salão Nobre da tradicional Faculdade de Direito do Largo São Francisco
Em ato público realizado no Salão Nobre da Faculdade de Direito São Francisco, da USP, em São Paulo, na noite de quinta-feira (8), a deputada estadual piracicabana Professora Bebel (PT) reforçou a defesa da democracia e deixou claro sua posição contrária a qualquer anistia aos golpistas. O ato público, que lotou o tradicional Salão Nobre da Faculdade de Direito São Francisco, reuniu diversas lideranças de movimentos sociais, educadores, centrais sindicais e de partidos como o PT, PV, PC do B, Rede, Psol, num total de mais de 50 entidades, e marcou os três anos da tentativa de golpe contra o estado democrático de direito, que tinha a intenção de derrubar o presidente Lula, que havia tomado posse em primeiro de janeiro do ano de 2023.
No local que já foi palco de muitas manifestações históricas em defesa dos direitos humanos e da democracia, e na condição de deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores e segunda presidenta da Apeoesp, mas sobretudo brasileira, a deputada Professora Bebel disse não à anistia ao então presidente Jair Bolsonaro, mentor do golpe, e ressaltou a importância de fortalecer, nas ruas, para que o veto do presidente Lula ao projeto de lei da dosimetria não seja derrubado pelo Congresso Nacional. “Temos que ir para as ruas e defender a manutenção deste veto, para que a tentativa de golpe contra o presidente Lula e o estado democrático de direito, seja lembrado para sempre como uma parte da história triste do nosso país, que, felizmente, não se concretizou pela postura do próprio presidente Lula, que agiu rapidamente, e pela atuação das instituições democráticas. A democracia é para garantir direitos para os filhos e filhas da classe trabalhadora. Vamos lutar nas ruas para defender e garantir de falto que a democracia está viva e de pé”, disse.
Bebel também criticou o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, dizendo que foi desastrosa seu apoio a anistia a Bolsonaro, assim como apoiar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em atacar a Venezuela. “O que aconteceu na Venezuela é um sinal muito ruim”, sublinhou.
Em suas redes sociais, ainda, a deputada Professora Bebel cumprimentou o presidente Lula por vetar o projeto da dosimetria. “Parabéns ao presidente Lula. Eu não esperava mesmo outra atitude da parte da maior liderança do nosso país, pelo seu compromisso inabalável com a democracia e a justiça. Não vamos permitir que os golpistas deixem de pagar pelos seus crimes. Nesta data simbólica, estamos mostrando que estamos sempre a postos para defender a democracia e nossos direitos e a não permitir jamais outras tentativas golpistas. Democracia sempre!”



