Tecnologia – Santa Casa moderniza o atendimento

Bruno Conduta junto a representantes de setores envolvidos na implantação das novas tecnologias. CRÉDITO: Divulgação

Com a implantação de tecnologias inovadoras, as soluções digitais aumentam segurança, agilidade e eficiência na assistência ao paciente

 

 

A Santa Casa de Piracicaba vem se destacando pela modernização de seus processos, com a implementação de tecnologias que tornam o atendimento mais seguro, ágil e eficiente. As novas ferramentas integraram setores e otimizaram o trabalho das equipes, refletindo diretamente na qualidade da assistência aos pacientes.

O Prontuário Eletrônico (MV), premiado nacionalmente, centraliza todas as informações clínicas do paciente, permitindo acesso rápido e seguro aos dados. A digitalização garante continuidade do cuidado, maior precisão nas decisões médicas e organização das equipes de enfermagem.

Outro avanço importante foi a adoção dos carrinhos beira-leito com checagem eletrônica (Psicobox e MV). Com eles, os medicamentos são conferidos junto ao paciente, reduzindo riscos de erros e facilitando o controle de doses, além de tornar a rotina das equipes mais prática e ágil.

Na farmácia, a integração do sistema SOUL MV com Palm e Go Dash modernizou a gestão de estoque e a dispensação de medicamentos. Solicitações e prescrições chegam eletronicamente, dispensas são conferidas pelo palmtop e o estoque é atualizado automaticamente, o que aumenta a produtividade, reduz o tempo gasto em tarefas operacionais e garante mais precisão e economia.

A robotização da entrega de medicamentos (Alabia) é outro investimento que trouxe ainda mais eficiência. O robô transporta medicamentos e materiais da farmácia para os postos de enfermagem 24 horas por dia, garantindo rapidez, rastreabilidade e segurança nas entregas, além de reduzir deslocamentos da equipe e liberar tempo para que os profissionais se dediquem diretamente ao cuidado do paciente.

Segundo o gestor de TI da Santa Casa, Bruno Conduta, coordenador do processo de implantação das novas tecnologias, com essas inovações, a Santa Casa de Piracicaba reforça seu compromisso com tecnologia, qualidade e humanização. “Desta forma, o  atendimento é cada vez mais seguro, eficiente e integrado, consolidando a referência da Santa Casa em gestão hospitalar moderna e inovadora”, considerou.

Ele revela que todos os itens inovadores foram inicialmente implantados na Farmácia Hospitalar, que integra os quatro serviços, consolidando-se como o ponto central das iniciativas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima