Top Destinos – Piracicaba disputa com Holambra e São Roque em 16 de janeiro de 2026

Grostoli é um doce tradicional nas colônias tirolesas Santana e Santa Olimpia. Crédito: Divulgação

Após votação pública e análise técnica, município concorre com Holambra e São Roque na categoria Turismo Gastronômico; finalistas foram anunciados na sexta (28)

 

 

Piracicaba é uma das cidades finalistas do prêmio Top Destinos Turísticos 2025 na categoria Turismo Gastronômico. O anúncio dos municípios finalistas foi feito na manhã de sexta (28), durante reunião online com os organizadores da premiação. As outras cidades que seguem na disputa do prêmio com Piracicaba são Holambra e São Roque. Esta é a sétima edição da premiação, que fornece ao município vencedor o selo de reconhecimento aos investimentos feitos no setor turístico para geração de riquezas na cidade. O anúncio da cidade vencedora está agendado para 16 de janeiro, durante cerimônia em Itapecerica da Serra.

O prêmio Top Destinos Turísticos foi criado pela Skål Internacional São Paulo (Associação Mundial dos Profissionais de Viagens e Turismo) e pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil). Além da votação popular online, que foi até 10 de novembro, há o júri técnico, constituído por especialistas nos diferentes segmentos de mercado e que correspondem às categorias em disputa, para validar a qualidade dos atrativos turísticos.

No âmbito gastronômico, um dos mais referenciados pontos turísticos de Piracicaba é a Rua do Porto, com restaurantes e bares situados à beira do rio Piracicaba e que, em sua maioria, incluem no menu peixes assados na brasa. Outro polo gastronômico da cidade, que se consolidou nos últimos anos, foi o bairro Monte Alegre, onde foram aproveitadas antigas estruturas de uma usina de açúcar e álcool do final do século 19 para o funcionamento de restaurantes, cafeterias e casa de vinhos. Além destas áreas, há diversidade de estabelecimentos gastronômicos na região central do município, bem como no Mercadão Municipal, nas avenidas Carlos Botelho e Independência e também nos bairros tiroleses Santana e Santa Olímpia.

“Estamos muito felizes com esta classificação para sermos finalistas. Agradecemos aos piracicabanos e turistas que votaram na cidade durante o período de votação pública. Agora, seguimos com pensamento positivo para trazer o prêmio a Piracicaba, que merece, afinal, a riqueza gastronômica que existe aqui, abrangendo da pamonha à culinária internacional, é parte da identidade dos cidadãos e agrada os mais variados paladares”, falou a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia.

Além da categoria Turismo Gastronômico, Piracicaba concorria em outas duas categorias: Turismo Cultural e Turismo de Negócios e Eventos. O prêmio Top Destinos Turísticos tem ao todo 16 categorias, incluindo Turismo de Aventura, Turismo de Compras, Ecoturismo, Turismo de Esporte, Turismo de Estudos e Intercâmbio, Turismo Náutico, Turismo de Parques Temáticos e Naturais, Turismo de Pesca, Turismo Religioso, Turismo Rural, Turismo de Saúde e Bem-estar, Turismo Social e Turismo de Sol e Praia.

A inscrição de cada município no prêmio foi feita por representantes da Prefeitura local, tendo como limite até três categorias por cidade. Para que a inscrição fosse validada, era necessário apresentar defesa escrita e fotos. O edital da premiação em 2025 abrangeu 644 municípios paulistas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima