
Encontro realizado na quarta-feira (26), o último de elaboração de diagnósticos, reuniu aproximadamente 150 pessoas na Escola Estadual Professor José Mello de Moraes
O quarto e último encontro para elaboração de diagnósticos da cidade na Agenda Pira 35, documento que vai apresentar as diretrizes para o desenvolvimento integrado sustentável de Piracicaba até o ano 2035, aconteceu na quarta-feira (26), na Escola Estadual Professor José Mello de Moraes, no bairro São Judas, com a presença de aproximadamente 150 representantes da sociedade civil. A próxima etapa, que começa no dia 3/12, dará início à elaboração das propostas.
Reunidos em grupos temáticos, os participantes discutem os temas assistência social, agricultura e abastecimento, desenvolvimento econômico, educação, habitação e gestão territorial, meio ambiente, saúde, esporte, turismo, cultura, segurança pública, emprego e renda, entre outros. Os encontros acontecem em salas da escola, com a participação de gestores públicos, nas funções de coordenadores e assessores, e um relator (em parceria com o instituto educacional Pecege).
Cada grupo de trabalho cria sua própria dinâmica para abordar os assuntos, com o intuito de realizar o diagnóstico das áreas e, então, como vai acontecer nos quatro próximos encontros programados, propor planos e ações visando os objetivos.
Integrante do grupo Trabalho, Emprego e Renda, o diretor do Senai, Ophir Figueiredo Júnior, vê a integração das informações entre os setores participantes como um dos principais pontos positivos dos encontros. “São diversas informações que se conectam e vão servir de base para elaborar os planos de ações”, disse. Para ele, a “excelente iniciativa” apresenta boa resposta da comunidade, que tem marcado presença nos encontros. “O resultado será um plano para a cidade e não para uma administração, para os próximos 10 ou 20 anos”.
O educador popular Adilson Morais, da Casa de Cultura Hip Hop, está no grupo de Esportes. Decidiu participar dos encontros para saber mais sobre políticas públicas e também para divulgar experiências bem-sucedidas já realizadas na Casa do Hip Hop. “Os projetos que realizamos na nossa região podem acontecer na cidade inteira e até servir de modelo para outros locais”, pontua, destacando benefícios da prática de esportes como ferramenta de inclusão, social, cultural e também para a saúde mental. “É importante essa junção de diferentes experiências para aprendermos uns com os outros e sonharmos com uma cidade melhor”.
Diferente do que ocorre regularmente, com reuniões quinzenais, o próximo encontro será na próxima semana, dia 3. O cronograma para elaboração da Agenda Pira 35 prevê também reuniões nos dias 17 de dezembro de 2025 e 7 e 21 de janeiro de 2026, quando os encontros já serão para propor programas/planos para o desenvolvimento sustentável de Piracicaba. Os planos e ações propostos nos encontros serão divididos em curto (2026-2028), médio (2029 – 2031) e longo (2032 – 2035) prazos. O documento completo da Agenda Pira 35, com todas as propostas, está previsto para ser lançado em março de 2026.
COORDENAÇÃO – A Comissão Coordenadora da Agenda Pira 35 é formada por Francisco Duarte e Clarissa Quiararia, como representantes do Poder Público e Sergio Furtuoso e Clovis Vaz, representando a Sociedade Civil. Já os integrantes da Secretaria-Executiva são os secretários municipais José Luiz Ribeiro (Trabalho, Emprego e Renda), Reinaldo Pousa (executivo de Transportes Internos), e Thais Fornicola Neves (Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio). Outras informações sobre a Agenda Pira 35 estão disponíveis nos contatos [email protected] e (19) 9.9834-4697 (WhatsApp).