
Vereador Gustavo Pompeo (Avante) foi o autor da solenidade, que reconheceu os trabalhos em prol da comunidade de Piracicaba
A Câmara Municipal de Piracicaba realizou, na noite desta quarta-feira (26), uma reunião solene em comemoração aos 150 anos da Loja Maçônica Piracicaba nº 340, por iniciativa do vereador Gustavo Pompeo (Avante). A cerimônia ocorreu no salão nobre “Helly de Campos Melges”.
Além do vereador autor da solenidade, Gustavo Pompeo, a mesa dos trabalhos foi composta pelo venerável mestre da Loja Maçônica Piracicaba, Fernando Victoria; pelo venerável mestre da gestão anterior, entre junho de 2023 e junho de 2025, Ivanjo Cristiano Spadote; pelo venerável mestre da gestão de junho de 2019 a junho de 2023, Luiz Armando Nogueira Cancilieri Jr.; pelo venerável mestre da gestão de junho de 2015 a junho de 2017, Alex Milani Garcia; e também pelos vereadores Renan Paes (PL) e Pedro Kawai (PSDB).
Ao fazer uso da palavra, Renan Paes parabenizou Gustavo Pompeo pela iniciativa. “Estou aqui para prestigiar os senhores integrantes desta loja maçônica que une homens livres, que fazem parte da história desta cidade, que fazem parte até da fundação desta República”, afirmou.
O vereador Pedro Kawai destacou que é de extrema importância reconhecer o trabalho realizado pela Loja Maçônica Piracicaba ao longo de 150 anos. “Como agente público, temos a obrigação de mostrar para toda a sociedade o trabalho, a força, mas, acima de tudo, o amor desta Loja por Piracicaba durante esses 150 anos”, disse.
O venerável mestre da Loja Maçônica Piracicaba, Fernando Victoria, ressaltou que a Augusta Respeitável Grande Benfeitora Loja Piracicaba nº 340 “é uma instituição que atravessa um século e meio de história, iluminando com seus valores e ações a trajetória de nossa cidade”, acrescentando que a Loja consolidou-se como referência regional, exercendo papel relevante nos campos filantrópico, educacional e humanitário.
Ele destacou ainda algumas iniciativas da Loja, como a Liga das Operárias Leigas do Bem, criada em 1897, o apoio à fundação da creche Lia do Amaral Gobim, além de contínuas ações sociais, arrecadações e serviços comunitários que beneficiam inúmeras famílias. “Hoje, reunimos 121 irmãos, representantes de diferentes gerações, todos unidos na mesma busca pela evolução pessoal e pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, afirmou.
“Por fim, é imprescindível afirmar: a Loja Piracicaba é o que é hoje graças à convivência harmoniosa, fraterna e respeitosa de cada irmão que compõe o seu quadro de obreiros. Nenhuma instituição chega a 150 anos sem unidade, sem trabalho e sem amor pela causa que a sustenta. Que continuemos juntos honrando o legado dos nossos fundadores e construindo, dia após dia, a história dos próximos 150 anos”, concluiu.
Em seu discurso, o vereador autor da homenagem, Gustavo Pompeo, comentou que foi questionado por um colega sobre o que ocorre nas reuniões da Maçonaria. Ele respondeu que não busca saber o que é debatido internamente, mas sim “o que eles produziram lá fora”. Pompeo falou também sobre Prudente de Morais, o primeiro presidente civil do Brasil, que foi um dos fundadores da Loja Piracicaba nº 340 e o vereador mais jovem da história do município. “Sempre gosto de falar que sou o mais jovem, mas sou o terceiro. O primeiro foi o Prudente de Morais, e perder para ele é uma honra”, afirmou, lembrando também Gustavo Herrmann, que, como ele, também foi eleito aos 25 anos.
O vereador destacou a relevância da Maçonaria no desenvolvimento de Piracicaba, mencionando que o município foi o segundo do Brasil a ter energia elétrica nas ruas. “É por isso que hoje somos um município industrializado, um município forte”, disse, associando parte desse progresso à atuação de Prudente de Morais e de outros maçons. “Se hoje somos uma democracia, vocês tiveram a sua parcela nisso”, afirmou.
Pompeo ressaltou que poucas instituições alcançam 150 anos de existência e que essa longevidade “só é possível porque existe um propósito”. Ele agradeceu ações realizadas pela entidade ao longo desses 150 anos, muitas delas sem divulgação. Citou como exemplo a Creche Lígia de Amaral Gobim, construída pela Loja e entregue ao município.
HOMENAGEADOS – Durante a solenidade, foram realizadas homenagens para aqueles que se destacaram ao longo da história da Loja Maçônica Piracicaba.
A primeira homenagem foi in memoriam para Prudente José de Morais Barros, um dos fundadores da Loja Piracicaba e seu primeiro orador, recebida pelo venerável mestre, Fernando Victoria. Prudente de Morais era advogado e político, nascido em 4 de outubro de 1841. Foi casado com Adelaide e teve dez filhos.
Outro homenageado da noite foi Adhemar José Spinelli, representado por Alex Milani Garcia. Adhemar é professor, nascido em Piracicaba em 2 de julho de 1935. Casado com Adelaide, tem cinco filhos: Adelaine, Adhemar Júnior, Ana Maria, Antônio Neto e Augusto. Foi iniciado na Maçonaria em 1988, elevado em 1989 e exaltado em 1990.
Em seguida, a homenagem foi para Antônio Carlos Copatto, professor e administrador, nascido em Piracicaba em 12 de janeiro de 1944. Casado com Roseli, tem dois filhos: Alexandre e Alessandra. Foi iniciado na Maçonaria em 1976, elevado em 1977 e exaltado em 1979.
Outro homenageado foi Antonio Geraldo Buck, médico otorrinolaringologista e homeopata, nascido em Limeira em 22 de agosto de 1946. É casado com Vilda, com quem tem dois filhos, Karine e Kelmerson. Foi iniciado na Maçonaria em 1979, elevado em 1980, exaltado em 1982 e instalado em 1999.
Antonio Geraldo Dorizotto recebeu sua homenagem em seguida. Ele é contador, nascido em Piracicaba em 12 de novembro de 1943. É viúvo de Maria Angélica, com quem teve quatro filhos: Juliano, Cristiane, João e Lucas. Foi iniciado na Maçonaria em 1989, elevado em 1990, exaltado em 1991 e instalado em 2001.
O homenageado Francislídio Beduschi é professor, nascido em Piracicaba em 23 de agosto de 1941. Casado com Joana, tem três filhos: Ana Lúcia, Francisco Neto e Gustavo. Foi iniciado na Maçonaria em 1974, elevado e exaltado em 1975 e instalado em 1995.
Outra homenagem in memoriam foi para Hermenegildo Vendemiatti, contador, nascido em Limeira em 8 de setembro de 1946. Era casado com Maria Júlia e deixou três filhos: Fábio, Jussiara e Danilo. Foi iniciado na Maçonaria em 1993, elevado em 1995, exaltado em 1996 e instalado em 2005. Faleceu recentemente, no início deste mês de novembro. A homenagem foi entregue ao seu filho, Fábio Vendemiatti.
João Carlos Ducatti foi homenageado na sequência. Ele é engenheiro mecânico, nascido em Piracicaba em 3 de setembro de 1948. É casado com Maria Aparecida e tem dois filhos: Rodrigo e Kamila. Foi iniciado na Maçonaria em 1997, elevado em 1998, exaltado em 1999 e instalado em 2009.
Em seguida, Osvaldo Juarez Boaretto recebeu sua homenagem. Ele é representante comercial na área de conexões e bombas para saneamento básico, nascido em Piracicaba em 21 de agosto de 1945. Casado com Vanda, tem dois filhos: Daniela e Rodrigo. Foi iniciado na Maçonaria em 1997, elevado em 1998, exaltado em 1999 e instalado em 2007.
Por fim, ocorreu a homenagem a Vanderlei Neto Garcia, empresário, nascido em Herculândia em 26 de outubro de 1945. Casado com Marizete, tem dois filhos: Alex e André. Foi iniciado na Maçonaria em 2001, elevado em 2002 e exaltado em 2003.
Antonio Geraldo Buck falou em nome dos demais homenageados. Ele iniciou sua fala com agradecimentos e afirmou que a primeira coisa que gostaria de destacar é a ética, a verdade e o respeito. Disse que há algum tempo esses valores eram mais presentes, mas, atualmente, estão se tornando mais raros, citando um poema de Rui Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar as desonras, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver-se agigantar seus poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, rir-se da honra, ter a vergonha de ser honesto”.
Em contrapartida, o médico acrescentou que existem alguns “pensamentos sagrados na maçonaria”: “Quais são os vossos deveres do homem para com Deus? Quais os vossos deveres do homem para com a humanidade? Quais os vossos deveres do homem para com a pátria? Quais os vossos deveres do homem para com a família? Quais os vossos deveres do homem para consigo mesmo? Então, começamos do geral para o particular. Isso faz parte da maçonaria”, disse.
O homenageado explicou também que tudo o que falou está relacionado com liberdade, igualdade e fraternidade. “Todos os homens são livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e consciência, devem agir uns para com os outros com espírito de fraternidade”, afirmou.
HISTÓRIA – De acordo com informações históricas, a “Augusta Respeitável e Grande Benfeitora Loja Piracicaba nº 340” foi fundada em 24 de novembro de 1875 “por 35 homens livres, dedicados a praticar o bem para a comunidade”, quando o município ainda tinha o nome de “Vila da Nova Constituição”. Entre seus fundadores está Prudente de Morais, primeiro presidente civil eleito no Brasil após o período imperial, autor do projeto que mudaria o nome da Vila para Piracicaba.
Ao longo de 150 anos, a Loja teve papel decisivo no cenário social, político e cultural da cidade, especialmente no final do século XIX e início do XX. Seus membros defenderam ativamente a abolição da escravatura e apoiaram a Proclamação da República, guiados pelos princípios maçônicos de liberdade, igualdade e fraternidade.
A influência da Loja também se estendeu a outras esferas. Em 1897, criou a Liga das Operárias Leigas do Bem e, em 2004, a Creche Lygia do Amaral Gobbin, entregue ao município em 2016. Durante a pandemia, apoiou ações de solidariedade e, atualmente, se destaca pela hospitalaria, mantendo um amplo acervo de equipamentos ortopédicos emprestados gratuitamente à população.