Saúde – Com fila de espera zerada, novos aparelhos auditivos são entregues

Vera Lúcia Trujillo foi uma das pacientes que recebeu aparelho auditivo nesta terça-feira (25)

 

Após espera que chegou a 5 anos, pacientes recebem aparelho 4 meses após exame

 

Entregas de aparelhos auditivos programadas pela Prefeitura de Piracicaba para novembro e dezembro vão garantir melhora auditiva para aproximadamente 1.000 pacientes em 2025. A espera que para alguns chegou a cinco anos, agora é de apenas alguns meses.

“Foi tão rápido que me surpreendeu positivamente”, conta Vera Lúcia Alves Trujillo, de 65 anos, que recebeu na terça-feira, 25, aparelhos para os dois ouvidos após espera de aproximadamente 4 meses. Moradora do bairro Vila Independência, ela conta que zumbidos constantes atrapalhavam seu cotidiano. “É horrível a sensação de não entender as palavras que as pessoas falam. Para assistir televisão, o volume precisava ficar mais alto e isso incomodava meu marido,” relata. O resultado foi comemorado. “Muita gente fala do SUS, mas o atendimento e a rapidez foram muito bons”.

Artur Piedade Amaral, de 79 anos, também recebeu os aparelhos na segunda-feira. Ele conta que os problemas de audição se agravaram há aproximadamente 10 anos. “Ouvia e não conseguia entender o que as pessoas falavam. Para assistir futebol, era só barulho, não entendia nada”, relata. Ele também comentou sobre situações que atrapalhavam a convivência com a família e com amigos, já que a comunicação estava prejudicada. “Agora está ótimo, estou feliz”, conta.

A ação integra programa da Secretaria de Saúde para zerar filas em consultas, exames e procedimentos.

A entrega e orientação sobre os aparelhos acontece no Centro de Especialidades Médicas, o Postão, e o investimento na aquisição dos aparelhos supera os R$ 3 milhões.

Todo o processo até a entrega do aparelho auditivo começa na Atenção Básica: o paciente passa por consulta com clínico geral, encaminhamento ao otorrinolaringologista e exame de audiometria, que confirma a necessidade do dispositivo.

A secretária-executiva de Atenção Primária e Secundária, Daniela Andrade, conta que a fila somava, em fevereiro deste ano, 1.076 pessoas, muitas desde 2019. “A entrega começou pelos casos mais graves e prioritários e segue de forma gradativa”, afirmou.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – As entregas são feitas pelo setor de Fonoaudiologia do Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Postão, no Centro. Para viabilizar as quase 1.000 entregas até dezembro, a Secretaria de Saúde realizou mutirões de exames de audiometria desde março.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco fala sobre os ganhos do uso do aparelho auditivo. “Melhora a qualidade de vida e a interação social, além de permitir que a pessoa participe de atividades em grupo, use o telefone, assista televisão. Cumprimos nosso compromisso de zerar a fila”.

A fonoaudióloga da rede municipal Laura Meneghelli reforça os ganhos proporcionados pela iniciativa. “O paciente volta a ouvir a campainha, o netinho, a esposa. Isso impacta diretamente na qualidade de vida e na saúde integral.”

Um convênio do município com o Ministério da Saúde e regulação do Governo do Estado atendia apenas dez pacientes por mês em Piracicaba. “Agora vivemos um momento muito bom, porque além de atender a demanda reprimida, o município está garantindo que a fila não volte a existir”, complementa a fonoaudióloga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima