Com o objetivo de incentivar a produção teatral piracicabana e promover as artes cênicas, o Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) chega a sua 20ª edição, que acontece de 23 a 30/11, com apresentações de espetáculos de grupos municipais e nacionais. A entrada em todos os espetáculos é gratuita, mas é preciso retirar ingresso na bilheteria do local uma hora antes do início da apresentação.
A abertura acontece no domingo (23), às 16h, com o espetáculo convidado Monstruário, da A Fabulosa Cia. Teatro de Histórias, no Teatro do Engenho.
Na 20ª edição do Fentepira, apresentam-se 10 espetáculos na mostra oficial, de 23 a 30/11. Todos os espetáculos têm entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados sempre 1h antes do início de cada sessão na bilheteria do local da apresentação.
O Fentepira é realizado em cumprimento à Lei Municipal 6.072/2007, alterada pela Lei 7.941/2014, pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura, e conta com a parceria da Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Movimento Liberdade Liberdade, Sesc Piracicaba, Senac Piracicaba e Sesi Piracicaba.
A comissão organizadora é formada por Ricardo Moreira de Araujo, do Senac Piracicaba; Lina Agifu (representante) e Franciele dos Santos Viana (suplente) do Movimento Liberdade Liberdade; Vitor Alexandre Almeida (representante) e Maria Eduarda Fernandez Rodrigues (suplente) da Apite!; Iuri Domarco Botão, do Sesc Piracicaba; Renata Andrea Aquino Defina, do Sesi Piracicaba; e Henrique Mellega e Luis Gustavo Maluf, da Secretaria Municipal de Cultura.
A direção de produção geral é de Leonardo Moraes, produção-executiva e gestão jurídica de Adriana Batista e assistência de produção de Diego Borges e Paula Ibanês. A empresa organizadora da edição, vencedora do pregão eletrônico 209/2025, é a WCultural.
SERVIÇO – 20º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). Espetáculo de abertura no domingo (23), às 16h, no Teatro Municipal Erotides de Campos (Teatro do Engenho), no Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454). Entrada gratuita.