
Apresentação gratuita no Teatro Municipal Erotídes de Campos marca encerramento da temporada 2025 do programa Diversão em Cena no município
Uma história cheia de monstros, reviravoltas e música chega ao palco do Teatro Municipal Erotídes de Campos, em Piracicaba, no próximo domingo, 23 de novembro, às 16h. Por meio de elementos visuais, corporais e musicalidade, Monstruário propõe ao público o enfrentamento daquilo que temem. A peça de exibição gratuita, classificação livre e tradução em Libras marca o encerramento da temporada 2025 do programa Diversão em Cena. Ao longo do ano, a ação cultural promoveu sete espetáculos totalmente gratuitos na cidade, todos patrocinados pela Fundação ArcelorMittal. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes da apresentação.
Idealizado pela Fabulosa Companhia, de São Paulo, o espetáculo conta a história dos irmãos Lili e Tuco, que, depois de um dia inteiro sem poderem brincar fora de casa, por causa da chuva, recebem a inesperada visita de seres desconhecidos. A dupla precisa, então, achar uma forma de aceitar seus medos e enxergar que monstros podem não ser tão assustadores quanto pensam. A montagem complementa a atuação com elementos de animações gráficas em tempo real, cenários virtuais e música ao vivo, em uma narrativa que transita entre aventura, comédia, suspense, sonho e poesia.
Criado há 15 anos, o Diversão em Cena é hoje o maior programa de formação de público para teatro infantil no Brasil. Realizado pela Fundação ArcelorMittal, a ação promove o acesso à cultura com apresentações gratuitas ou a preços populares em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Desde sua criação, já levou mais de 1 milhão de pessoas ao teatro em mais de 140 cidades brasileiras. Toda a programação é viabilizada por meio de recursos das Leis de Incentivo e em parceria com produtores culturais.
“Apoiar iniciativas que promovam o intercâmbio cultural e ampliem o acesso da população às múltiplas manifestações artísticas é fundamental para valorizar nossa cultura e fortalecer nossa identidade. No Brasil, um país de riqueza cultural incomparável, esses investimentos são essenciais para preservar e celebrar nossa diversidade”, afirma Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.
Esta apresentação é viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas – ProAC ICMS. A produção é da Mina Cultural com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura.
FUNDAÇÃO ARCELORMITTAL – Há mais de três décadas, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal – maior produtora de aço do país e líder no mercado global. Com o propósito de criar oportunidades, a Fundação ArcelorMittal busca promover o impacto social positivo, por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país. Saiba mais em famb.org.br.
FICHA TÉCNICA – Direção: Eric Nowinski | Dramaturgia: Simone Grande e Sean Taylor | Composição e produção musical: André Vac | Elenco: Gabriela Cerqueira e Thomas Huszar | Cenário: Edu Paiva e Ruth Takiya | Ilustrações e animações: Adriana Meirelles | Produção e figurinos: Isabela Telles e Andreia Canton | Operação de imagens ao vivo: André Zurawski e Marcelo Moraes | Desenho de cenografia: Adriana Meirelles e Edu Paiva | Desenho de projeção: André Zurawski e Marcelo Moraes | Iluminação: Eric Nowinski e Gabriela Araújo | Preparação de atores: Gabriel Bodstein | Realização: A Fabulosa Cia. Teatro de Histórias
SERVIÇO
Monstruário, domingo, 23, às 16 horas, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Apresentação gratuita. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes da apresentação. Duração: 45 minutos. Classificação: livre, a partir de 2 anos. Tradução em Libras