
Boxes provisórios instalados pela Prefeitura foram inaugurados e garantem funcionamento durante as obras no prédio principal
Os permissionários do Mercado Municipal que foram afetados pelo incêndio que atingiu o prédio em julho deste ano, retomaram suas atividades na manhã de ontem (14), nos boxes provisórios instalados no bolsão de estacionamento do próprio equipamento público. O espaço temporário foi montado pela Prefeitura de Piracicaba para garantir a continuidade do atendimento durante as obras de reconstrução da área atingida pelo fogo.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto, acompanhou o reinício dos trabalhos. “Desde quando o incêndio atingiu o Mercadão, a Prefeitura vem atuando de forma integrada em uma força-tarefa que envolve diversas secretarias, sempre sob a coordenação do prefeito Helinho Zanatta. Ele tem acompanhado de perto cada etapa para que a retomada das atividades ocorra com segurança e dentro da normalidade”, contou.
Ao todo, são 16 módulos, 15 destinados aos permissionários e um para sanitários. Os boxes provisórios contam com estrutura modular que oferece mais conforto e segurança para permissionários e frequentadores, com acabamento adequado, ligação independente de água e energia elétrica, além de sanitários individuais. O investimento total na locação é de R$ 300 mil.
“Foi um processo complexo, cheio de detalhes, mas que, agora, resulta na alegria de ver os comerciantes retomando suas atividades. Aproveito para convidar a população a vir ao Mercadão, prestigiar e apoiar os permissionários que estão recomeçando. Cada um tem uma história de superação e está muito feliz em voltar a atender. A presença do público é essencial neste momento”, completou Perissinotto.
RETOMADA – O retorno aos trabalhos marcou um momento de emoção para os permissionários, que agora iniciam uma nova fase em busca da reconstrução de suas rotinas. “Esse dia é memorável, muito especial para todos nós. É o dia do recomeço. Nossa expectativa agora é nos reerguer, receber de volta nossos clientes e seguir trabalhando e atender a todos com amor e carinho”, destacou a comerciante Camila Cardoso.
Para Viviane Pandolfi, o retorno ao trabalho é um novo recomeço. “Para mim, hoje é como começar uma vida nova. Foi muito triste o que passamos, perder tudo… Mas estou muito feliz, é emocionante. Temos recebido muito carinho das pessoas. Meus queridos clientes, estamos de volta, contamos com vocês”, disse.
“Hoje é um dia muito feliz, depois de quase quatro meses sem trabalhar. Voltar aqui, bem em frente do lugar onde perdi tudo, me dá ainda mais motivação para recomeçar. A expectativa é recuperar o tempo perdido e seguir em frente”, finalizou o permissionário Mauricio Munhoz.
RECONSTRUÇÃO – As obras de reconstrução do Mercado Municipal tiveram início em 27/10, conforme informou a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal, em nota, destacando ainda que, nesta primeira fase da obra, serão executados serviços de reconstrução das paredes internas, mantendo as estruturas originais.
A gestão do Mercado Municipal é feita por meio de parceria público-privada; o prédio conta com seguro, contratado pela Associação, que será responsável pela condução do processo de reconstrução.
Entretanto, por ser patrimônio da cidade, a Prefeitura fará o acompanhamento das obras no Mercado Municipal.
O Mercado Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h30; aos sábados das 6h às 13h; e aos domingos e feriados das 6h às 12h.