
Curso promove atualização e preparo dos servidores para situações de risco e primeiros socorros
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Governo, com apoio do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) e do Corpo de Bombeiros, realizou na terça-feira (11), um curso de capacitação em primeiros socorros e combate a incêndios, destinado aos integrantes da Brigada Municipal de Emergência Setorial do Centro Cívico. O treinamento, realizado no Engenho Central, contou com a participação de 37 servidores de diversas secretarias municipais.
Durante o curso, que aconteceu das 8h às 17h, os participantes acompanharam palestras e atividades práticas ministradas pelo sargento Rangel Vendimiatti, do Corpo de Bombeiros, que abordou temas como prevenção e execução de procedimentos de primeiros socorros.
De acordo com Fábio Wilson Previtali, técnico em segurança do trabalho e coordenador da Brigada de Emergência Municipal Setorial do Centro Cívico, cabe à equipe agir em situações de risco, como organizar planos de evacuação em casos de incêndio, prestar os primeiros socorros e atuar em conjunto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em ações de prevenção. “O treinamento é essencial para que os brigadistas estejam preparados para agir com segurança e eficiência até a chegada do socorro especializado”, destacou Previtali.
“Embora, em 37 anos, o Centro Cívico nunca tenha registrado nenhuma ocorrência que exigisse a atuação da Brigada de Emergência Setorial, manter a equipe preparada e atualizada para agir em caso de necessidade é fundamental — e isso é uma prioridade para o prefeito Helinho Zanatta”, destaca a secretária-executiva de Administração, Miriam Lidia Ferreira Melo.
A formação e o treinamento das brigadas de incêndio atendem à Instrução Técnica nº 17 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que estabelece as condições mínimas para capacitação, reciclagem e atuação das equipes, com o objetivo de proteger vidas e o patrimônio público.
Entre os participantes, Hielry Melissa Ignácio, 25 anos, servidora do Núcleo de Apoio Administrativo (NAA) da Secretaria de Administração e Governo, contou que se inscreveu no curso para estar preparada em situações de emergência. “Aprendemos sobre o uso correto do extintor, primeiros socorros e como agir em casos de engasgo ou mal súbito. São conhecimentos importantes para o dia a dia, tanto no trabalho quanto fora dele”, afirmou.
Já Arthur Rodrigues Marinho, 36 anos, servidor da Procuradoria-Geral do Município, destacou a importância da atualização. “Já tinha feito parte de uma brigada quando trabalhava em uma usina, mas quis participar novamente para me atualizar. Os procedimentos mudam, principalmente os de primeiros socorros, e é fundamental estar preparado”, comentou.