Antonio Oswaldo Storel
A nossa sociedade humana que deveria ser a melhor forma de nós, seres humanos, nos organizarmos para vivermos plenamente o preciosíssimo dom da Vida com que o Criador nos premia, ao longo de sua história foi criando distorções gravíssimas e que, na realidade atual atingiram um patamar de gravidade altamente perigoso e fatal!
E a criminalidade que se relaciona às drogas, espalhada pelo mundo inteiro, é um desses aspectos mais tristes e destruidores da nossa organização social! Os inúmeros seres humanos que acabaram aderindo à sofisticada organização criminosa do chamado “tráfico de drogas”, alcançaram um nível de inteligência operacional que os torna praticamente imbatíveis pelas instituições policiais responsáveis. A pessoa chamada de traficante que adere a esse tipo de criminalidade é especialmente treinado e capacitado para cumprir o seu papel, com variados detalhes de procedimentos, com o objetivo de expandir, a cada dia esse consumo que é altamente rendoso do ponto de vista econômico. E uma de suas missões especificas é aliciar novos “escravos” do vício, principalmente junto às crianças! Por isso, um ponto estratégico para essa atuação específica é a saída das escolas, onde abordam inocentes seres humanos e os convencem a aceitar uma guloseima qualquer que já possui a droga em sua composição.
A situação do tráfico de drogas atingiu um nível tão elevado de sofisticação que as nações já estão se envolvendo em conflitos armados com a justificativa de combate-lo como é o caso do que está acontecendo entre EEUU e Venezuela/Colômbia. E os presidentes das nações em geral, têm que tomar muito cuidado com suas palavras em público porque o mundo inteiro está com sua atenção voltada para eles! Qualquer palavra mal colocada se esparrama como pólvora e gera muitos problemas. Quem escreve suas opiniões para o público, tem a oportunidade de revisar seus textos várias vezes e assim mesmo, às vezes escapa alguma coisa errada! Imagine falar de improviso com o mundo todo te ouvindo e querendo te pegar em algum erro para poder esparramar suas críticas como adversário político!
Foi o que aconteceu com o nosso Presidente Lula ao se expressar publicamente sobre a terrível questão social das drogas, tráfico e vítimas (viciados). É logica a análise de que o traficante existe porque existem os consumidores. Então, a palavra certa, talvez pudesse ser: “o tráfico de drogas e o traficante existem porque existem os consumidores”! Ninguém vai vender o que ninguém quer comprar! O tráfico e o traficante são consequência dos viciados (vítimas, que transformam a própria família em vítima das consequências do vício). Mas daí é preciso entender também que se alguém quer vender algo que ninguém quer comprar, vai ter que procurar uma forma de publicidade bem atrativa do produto, mas daí fica muito mais difícil! De qualquer forma, as palavras do Presidente Lula foram absurdas e causaram muitas críticas, principalmente dos adversários políticos.
Este episódio extremo chama a atenção das autoridades que costumam falar de improviso em público para que passem a evitar essa prática para prevenir tais absurdos que muitas pessoas acabam assimilando como verdades. Haja vista o que aconteceu com o ex-presidente Bolsonaro quando falou em público sobre os efeitos perversos das vacinações e até hoje o Ministério da Saúde vem encontrando dificuldades para convencer o povo para voltar a tomar vacinas!
______
Antonio Oswaldo Storel, membro do IHGP; Ex-Secretário Municipal de Educação, Saúde e Promoção Social; Fundador e 1º presidente da EMDHAP; Ex-Vereador à Câmara Municipal (1997/2008); Ex-Presidente da Câmara Municipal (2001/2002)