
Celebrações incluem ações sociais; campanha de doação de sangue começa hoje até sábado; fundado em 1959, sindicato é exemplo de trabalho reivindicatório
O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan) completa 66 anos hoje (22 de outubro), celebrando uma história marcada pela defesa da categoria bancária e pelo compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Fundado em 22 de outubro de 1959, o sindicato nasceu do esforço de 68 bancários que se reuniram com o objetivo de fundar o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região.
Desde então, o SindBan vem expandindo sua atuação. Em 1980, incorporou mais municípios à sua base, incluindo Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Conchas, Santa Maria da Serra, entre outros. Hoje, está presente em 23 cidades, com diretores em 130 agências de 12 bancos e uma estrutura sólida que inclui profissionais das áreas jurídica, psicológica, além de parcerias com instituições de saúde, educação, comércio e serviços. Também se destaca pelas convenções coletivas amplamente reconhecidas — com mais de 300 cláusulas que garantem direitos significativos aos bancários.
Em 2025, o Sindicato, amparado no projeto Participação, Escuta e Ação (PEA), decidiu investir ainda mais em iniciativas sociais e de defesa dos trabalhadores. Entre elas, estão ações como Cuidar de Quem Cuida, o Conselho da Previdência Social — no qual, nesta terça-feira (21), duas diretoras do sindicato tomaram posse — e a atuação constante na defesa dos direitos dos trabalhadores, com atividades programadas para esta terça-feira (22) no Banco do Brasil.
Além disso, o SindBan participa de ações solidárias ao longo de todo o ano e estará presente em uma plenária de planejamento e gestão que será realizada na manhã desta sexta-feira (24), dentro do projeto Piracicaba – Pira 35, reforçando sua presença ativa na organização e desenvolvimento da cidade.
Nesta terça-feira (22), o sindicato também estará envolvido em mais duas atividades de interesse da comunidade como um todo: uma nas discussões sobre saúde, que acontecerá no anexo da Câmara dos Vereadores de Piracicaba, e outra na própria Câmara, tratando de política habitacional e regularização fundiária — temas fundamentais para a qualidade de vida da população local.
Mas a atuação do sindicato vai além da esfera trabalhista. O SindBan se destaca também por suas ações sociais, culturais e de apoio à comunidade. Em outubro, dentro da campanha Outubro Rosa, o sindicato realizou a doação de almofadas terapêuticas em formato de coração ao Centro de Câncer da Santa Casa de Piracicaba (CECAN), unidade referência no tratamento oncológico pelo SUS. As almofadas foram confeccionadas com carinho pela vice-presidente Ângela Savian, que costurou peça por peça com o objetivo de levar conforto a mulheres em recuperação de cirurgias de mama, como a mastectomia.
“Foi um prazer poder produzir peças que aliviam e confortam a dor e o coração de ao menos dez pessoas. Agora que conhecemos o projeto, pretendemos dar sequência nos próximos anos”, afirmou Ângela. As almofadas ajudam a aliviar a dor e a pressão pós-operatória, além de fornecer suporte emocional em um momento tão delicado.
Além dessa ação, o sindicato promove neste mês uma campanha de doação de sangue no Hemonúcleo de Piracicaba, convidando bancários e bancárias a celebrarem os 66 anos da instituição com um gesto de solidariedade e amor ao próximo. A campanha acontece nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro, com agendamento necessário apenas no sábado, dia 25. A iniciativa reforça o papel social do sindicato, que entende que cuidar da vida também é uma forma de lutar por direitos.
“Mais do que celebrar a nossa história na defesa dos direitos da categoria bancária, essas ações mostram nosso compromisso com a saúde, o bem-estar e o acolhimento das pessoas — especialmente das mulheres que enfrentam a difícil batalha contra o câncer e daqueles que dependem da doação de sangue para viver. É esse cuidado com as pessoas que dá sentido à nossa caminhada”, conclui o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva.
Em seus 66 anos de história, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região consolidou uma trajetória marcada pela defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores e pelo compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária. Essa caminhada continua, sempre ao lado dos bancários, bancárias, dos trabalhadores e de todos os cidadãos piracicabanos e da região onde o SindBan atua há mais de seis décadas — e segue projetando suas ações para o futuro, com responsabilidade social e participação ativa na vida da comunidade.