Reconhecimento – Câmara celebra Dia do Profissional de TI e entrega Medalha de Mérito Científico

Iniciativa da solenidade foi do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor dos decretos legislativos 28/2020 e 78/2024

A cerimônia ocorreu na noite desta quarta-feira (15) no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”

 

Na noite desta quarta-feira (15), a Câmara Municipal de Piracicaba realizou reunião solene para a entrega da Medalha de Mérito Científico e Tecnológico “Dr. Carlos Clemente Cerri” e a celebração do “Dia Municipal do Profissional de Tecnologia da Informação”. A iniciativa da solenidade foi do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor dos decretos legislativos 28/2020 e 78/2024.

Na solenidade, Pedro Kawai enfatizou o fato de os pesquisadores de Piracicaba serem referências mundiais, o que mostra a importância da pesquisa e o impacto dela no mundo, seja na saúde, no desenvolvimento de sistemas, e no desenvolvimento da sociedade.

“A Medalha de Mérito Científico e Tecnológico Dr. Carlos Clemente Cerri é merecida tanto ao Pecege quanto à professora Tsai Siu Mui, visto que ambos são referências nos dias de hoje, com presença constante na nossa sociedade. É uma alegria muito grande poder representar Piracicaba neste momento importante, entregando a vocês a medalha de mérito científico”, declarou.

Para Pedro Kawai, os profissionais de tecnologia da informação são uma referência por trazer para a sociedade a tecnologia e as novas diretrizes que teremos que seguir. “Vocês trazem para nós o que deve ser feito, o que está sendo feito, o que está sendo melhor adaptado, o que de melhor pode vir. Sempre enxergando um passo à frente. E é isso que precisamos, pessoas que enxerguem um passo à frente”, elogiou.

A “Semana Municipal de Ciência e Tecnologia” e a “Medalha de Mérito Científico e Tecnológico ‘Dr. Carlos Clemente Cerri’” foram criadas pelo decreto legislativo 28/2020. Em 2025, a Medalha “Dr. Carlos Clemente Cerri” foi entregue a representantes da categoria física e jurídica.

Na categoria Pessoa Física, a homenageada foi a Professora Doutora Tsai Siu Mui, graduada em Engenharia Agronômica, mestre em Ciências (Energia Nuclear) e doutora em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela USP. Suas pesquisas têm como base a microbiologia e, especialmente, a microbiologia do solo, o fio condutor que tem guiado suas pesquisas ao longo de sua carreira, levando a maiores sucessos científicos na área da agricultura sustentável através de manejo de agroecossistemas com uso de bioinsumos.

“O que eu gostaria de dizer é que é uma grande honra e uma sensação de imensa felicidade estar aqui em Piracicaba, sendo acolhida com essa medalha”, afirmou a homenageada.

Ela destacou a importância de Piracicaba como uma cidade acolhedora e incentivadora de pesquisas, e fala sobre o uso da tecnologia, particularmente a tecnologia da informação (TI), no trabalho desenvolvido com seus alunos. “Acredito que, nesta noite, é o maior orgulho que eu sinto justamente por termos juntado e mostrado que estamos juntos, com soluções possíveis. Se não fosse a inclusão digital, o ensino e a bioinformática, para nós, o acesso seria mais difícil, mas a bioinformática tem dado um grande apoio na nossa área. Acreditávamos que, embaixo da terra, não havia vida, biodiversidade, e a produção agrícola depende do nosso trabalho. O Cena é líder nisso, na inovação e tecnologia”, declarou.

O Pecege recebeu a medalha de mérito científico na categoria Pessoa Jurídica. A missão da empresa, há mais de 20 anos, é de compartilhar conhecimento que capacita e transforma indivíduos, preparando-os para os desafios do mundo moderno. Eles desenvolvem um ecossistema de soluções educacionais em um ambiente acolhedor, espaçoso, moderno e tecnológico, que une propósitos em um polo empreendedor que respira a inovação, o Vale Tecnológico de Piracicaba.

Pedro Valentim Marques, fundador do Pecege, falou sobre os desafios de gerar conhecimento no Brasil e destacou que Piracicaba possui centros de excelência, como o Pecege. “Nossa missão é expandir o conhecimento, levar conhecimento para aqueles que, por alguma razão, não podem vir aqui, buscar em Piracicaba ou no Centro de Excelência. Hoje estamos presentes em todos os estados brasileiros e em 82 países ao redor do mundo. Levamos o nome de Piracicaba a 82 países ao redor do mundo”.

O decreto legislativo 78/2024 instituiu, na Câmara Municipal de Piracicaba, Reunião Solene em comemoração ao “Dia Municipal do Profissional de Tecnologia da Informação”. A data é celebrada em 19 de outubro, em todo o Brasil, com o objetivo de reconhecer e valorizar os profissionais que atuam em uma das áreas mais estratégicas para o desenvolvimento econômico e social.

Em 2025, dez profissionais de destaque em Piracicaba foram homenageados, representando a dedicação, a inovação e o impacto positivo da área de tecnologia da informação no desenvolvimento da cidade e da região.

São eles: Carlos Vinicius Ferrari, gerente geral da HPRO; Daniel Santos Batista, coordenador de Desenvolvimento de Sistemas da SINO Informática; e Éliton Claus, administrador de Redes no Centro de Informática da Prefeitura Municipal de Piracicaba.

A cerimônia também reconheceu o trabalho de Fábio Prata, diretor da HPRO; Fabrício Caldeireiro Matias, gerente de Desenvolvimento da SOPHUS Tecnologia; Haroldo Willian Cardoso de Toledo, gerente de Suporte da mesma empresa.

Além dos profissionais citados, foram homenageados:  Miguel Rull Arnal, fundador e diretor da SOPHUS Tecnologia; e Sérgio Rinaldi Rolim, fundador da SINO Informática; Junior Cesar Berto, coordenador de Projetos da HPRO, e Luiz Eduardo Ramalho Araújo, coordenador de Suporte a Sistemas da SINO.

Ao falar em nome dos homenageados, Miguel Rull Arnal expressou sua honra e emoção por receber a homenagem do Legislativo de Piracicaba. Ele enfatizou que fala em nome de todos os profissionais da área que dedicam suas vidas à tecnologia, uma área que exige aprendizado constante, curiosidade e paixão por transformar o mundo.

“É gratificante ver como o setor de tecnologia em Piracicaba vem crescendo, se estruturando e ganhando reconhecimento. Cada nova empresa, cada startup, cada profissional que escolhe esta cidade como base de suas ideias reforça que estamos construindo aqui um verdadeiro ecossistema de inovação”, afirmou.

Miguel Rull Arnal ressaltou que a tecnologia não é apenas uma ferramenta, mas um instrumento de desenvolvimento, inclusão e transformação social, presente em diversas áreas, como escolas, empresas, gestão pública e serviços de saúde. “Esta homenagem é, portanto, um reconhecimento coletivo. Ela pertence a todos que acreditam no poder do conhecimento, da colaboração e da inovação para construir um futuro melhor”, concluiu.

Na solenidade, o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) recebeu a moção de aplausos 117/2025, pelos 25 anos de existência.

A mesa de honra foi composta pelo proponente da solenidade e presidente da mesa, vereador Pedro Kawai; pelo presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), Vitor Pires Venkovsky; pelo presidente da Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região (ATEPI), Fabrício de Campos; pelo presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, Edson Rontani Júnior; pelo diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP), Ernani Pinto Júnior; e pelo superintendente de Eficiência Governamental, Odinei Roque Assarisse, representando o secretário municipal de Administração e Governo, João Blasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima