FLIPIRA 2025 – Espaço Enfoque é atração na Festa Literária de Piracicaba

Escritor Cecílio Elias Neto no Espaço Enfoque

 

A Festa Literária de Piracicaba (FLIPIRA), evento anual que acontece sempre em outubro no Engenho Central, volta a transformar o espaço em um grande palco da literatura e da cultura. Reunindo autores, expositores e parceiros, e atraindo milhares de visitantes, a edição de 2025 ganha um novo e vibrante ponto de encontro: o Espaço Enfoque com Mauricio Ribeiro, aberto ao público neste sábado e domingo, dias 18 e 19 de outubro, das 10h às 18h, no galpão dos expositores.

Idealizado e conduzido pelo jornalista e produtor cultural Mauricio Ribeiro, o Espaço Enfoque foi concebido como um ambiente de celebração à comunicação, à memória e às artes. O estande foi decorado com estruturas de papelão ultrarrígido e painéis de grandes dimensões revestidos com páginas da coluna semanal Enfoque — publicada todas as sextas-feiras no jornal A Tribuna Piracicabana —, convidando o público a mergulhar em mais de três décadas de histórias e personagens que marcaram a cena local. Além da ambientação criativa, o espaço exibe troféus e reconhecimentos conquistados por Mauricio Ribeiro ao longo de seus 31 anos de carreira, reunindo premiações ligadas ao jornalismo, ao teatro e à produção cultural.

A programação inclui também as Rodas de Prosa, bate-papos inspirados no formato do Programa Enfoque, que o jornalista apresenta aos domingos na Rádio Educadora. No sábado, às 16h, o encontro reúne Cecílio Elias Neto, Evaldo Vivente e Antônio Messias Galdino, três ícones do jornalismo piracicabano. Já no domingo, também às 16h, o público acompanha o diálogo com Barjas Negri, Miromar Rosa, Fábio Bragança e Kátia Mesquita, autores do livro “Almanaque Piracicaba – 1001 Ruas”, com venda de exemplares e sessão de autógrafos no local.

Encerrando a programação de sábado, às 17h, o cantor Gilmar Torrez sobe ao palco do Espaço Enfoque pela primeira vez, apresentando seu show de voz e violão com repertório de clássicos do pop rock nacional e internacional. Jovem promessa da música local, Gilmar se destaca não apenas pelo talento vocal, mas também pela versatilidade instrumental, fruto de anos de experiência nos palcos e na docência musical. Com uma agenda intensa de apresentações, o artista vem conquistando público e reconhecimento por onde passa.

Como atração bônus, Mauricio Ribeiro lança, em ambos os dias, às 14h, seu novo espetáculo de stand-up comedy “Fala Comigo!”, com texto inédito e estreia no Palco Machado de Assis, dentro da programação oficial da FLIPIRA. Com 31 anos de carreira nos palcos, o novo texto é uma exaltação ao ato de falar e de conversar — algo essencial nas relações humanas. O ator e autor relembra, com humor e afeto, a luta de pais e educadores para fazê-lo falar menos na infância, o que acabou servindo como estímulo para seguir na carreira de comunicador. Já na vida adulta, em processo terapêutico, compreendeu o valor do diálogo e do autoconhecimento por meio da fala.

Fruto das interações com o público ao longo de sua trajetória, “Fala Comigo!” transforma essas experiências em uma celebração da comunicação, com momentos em que a plateia protagoniza diálogos hilários e inteligentes. Sua paixão por ouvir pessoas e trocar histórias é a essência que deu origem ao espetáculo.

A FLIPIRA 2025 acontece nos dias 18 e 19 de outubro, das 10h às 18h, no Engenho Central de Piracicaba, localizado na Avenida Maurice Allain, 454, Bairro Parque do Engenho Central. A entrada é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima