Solenidade – Câmara celebra centenário de associação

Câmara realiza reunião solene pelos 100 anos da Associação de Cultura Artística de Piracicaba. CRÉDITO: Rubens Cardia

 

Solenidade transcorrida no salão nobre da Câmara enalteceu os 100 anos da Associação de Cultura Artística de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador André Bandeira

 

A Câmara Municipal de Piracicaba, por meio do Requerimento 820/2025, do vereador André Bandeira (PSDB), promoveu reunião solene em comemoração ao centenário da Associação de Cultura Artística de Piracicaba (ACAP). O reconhecimento público se deu pelo valor histórico e cultural da instituição, além de prestar “justa homenagem aos seus atuais gestores, que dão continuidade a este legado, com empenho, sensibilidade e compromisso com a valorização da cultura local”, conforme destacou o parlamentar na propositura aprovada por unanimidade no plenário da Casa de Leis. O evento foi realizado terça-feira (14), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, prédio principal da Câmara.

Fundada em 25 de maio de 1925, a Associação de Cultura Artística de Piracicaba é reconhecida nacionalmente como uma das mais antigas instituições culturais em atividade contínua no Brasil, tendo desempenhado papel fundamental na difusão da música e das artes ao longo de um século de existência. Nesse período, foi palco de renomados artistas e referência em excelência artística, contribuindo de forma expressiva para a formação cultural de Piracicaba.

O proponente da reunião solene, vereador André Bandeira, iniciou os trabalhos da noite com a leitura bíblica, evocando o livro dos Salmos, capítulo 146, versículos 1 e 2, cuja mensagem preconiza: “Louvai ao Senhor, ó minha alma. Louvarei ao Senhor durante a minha vida, cantarei louvores ao meu Deus enquanto viver.” Para ocupar o lugar de honra, representando a ACAP, foi convidada a presidenta Juliana Barbosa Previtali.

A mestra de cerimônias, Lorena Val, anunciou a presença de autoridades e personalidades, entre elas o ex-vereador Gilmar Rotta, presidente da Câmara Municipal nas gestões de 2019 e 2022, que na ocasião representou o deputado estadual Alex Madureira (PL), e Maria José Mendonça Barbosa, representando o Lions Club de Piracicaba Centro.

O vereador André Bandeira agradeceu a presença de todos e destacou a honra e a satisfação em celebrar os 100 anos da ACAP. “Quero cumprimentar a todos e a todas aqui presentes, que de alguma forma estão ligados à cultura — seja nativa, seja pela participação na cultura piracicabana ou pelo trabalho desenvolvido no dia a dia. Quero agradecer muito à querida Nicole, por ter entrado em contato conosco e falado sobre esta homenagem. É uma honra imensa poder fazer esse reconhecimento dentro da Casa de Leis de Piracicaba, de uma entidade centenária do nosso município, que faz um trabalho excepcional voltado à promoção da cultura, num país onde, infelizmente, ainda não temos esse hábito consolidado”, afirmou.

Bandeira também destacou a riqueza cultural de Piracicaba, citando a presença da “querida Luísa, que conheço há algum tempo e que desenvolve um trabalho fantástico, seja na Secretaria de Cultura, quando esteve lá, seja hoje, acompanhando a nossa orquestra municipal. Em seu nome, cumprimento todas as mulheres aqui presentes”, disse o parlamentar, que também cumprimentou o ex-vereador Gilmar Rotta.

O vereador abordou ainda o orçamento municipal, observando que a área cultural é uma das que recebem menos recursos. Comentou sobre o Plano Plurianual (PPA) para os quatro anos da gestão do prefeito Helinho Zanatta (PSD), além da LDO e da LOA, que tratam da lei orçamentária do município. “Infelizmente, a cultura é uma das pastas que têm menos recursos destinados ao desenvolvimento de trabalhos. Situações como essa tornam ainda mais importante a atuação da ACAP, que promove a arte e a cultura em nosso município”, ressaltou.

Bandeira também mencionou Bianca, destacando que “desenvolve um trabalho extremamente bacana, não só como escritora, mas também em sua atuação profissional no dia a dia”. Ele encerrou seu discurso afirmando que a homenagem deve servir “não só como reconhecimento, mas principalmente como incentivo para continuarmos e ampliarmos esse trabalho”.

“À senhora, que desenvolve um trabalho fantástico no nosso município e está à frente da ACAP, desejo, de todo o coração, saúde e muito sucesso na condução da entidade. Conte conosco para somarmos forças e buscarmos, no município e nas esferas estadual e federal, recursos para fomentar a cultura em Piracicaba. É uma satisfação imensa realizar esta solenidade. Parabenizo, em nome de Juliana, todos que fazem parte dessa história centenária”, concluiu o parlamentar.

Homenagem –  A diretoria e o conselho da ACAP — representados pela presidenta Juliana Barbosa Previtali, o vice-presidente Milton Antônio de Mori, o diretor de patrimônio José de Marco Alves Zinsle, a tesoureira Juliana Aparecida Franco Gaia, a secretária Nicole Nicoletti Jardim e as conselheiras Bianca Rosental e Eloísa Guerrini — se colocaram à frente do Salão Nobre para receber a Moção de Aplausos 118/2025, entregue pelo vereador André Bandeira em celebração ao centenário da instituição.

Juliana Barbosa Previtali ocupou a tribuna de honra para agradecer a homenagem da Câmara. “Recebo esta honraria com o coração profundamente emocionado, porque, para mim, ela não é apenas um reconhecimento, mas um tributo a uma história que me inspira todos os dias. Quando aceitei o desafio de presidir esta instituição centenária, confesso que senti o peso, mas, acima de tudo, vi a beleza dessa responsabilidade. Afinal, estamos falando de 100 anos de dedicação, de arte, de voluntariado e de amor por Piracicaba. Desde Fabiano Lozano, fundador da instituição, em 1925, até os que vieram depois — regentes, artistas, professores e sonhadores —, a ACAP sempre foi movida por um mesmo ideal: acreditar que a arte se transforma. A cada ensaio, concerto ou projeto realizado, vi vidas sendo tocadas, crianças descobrindo a música, jovens se apaixonando pela cultura e pessoas reencontrando nelas mesmas a beleza”, afirmou.

“A correria do mundo às vezes nos faz esquecer disso. Por isso, esta homenagem não é minha; ela é de todos que, ao longo de um século, mantiveram viva essa chama. É de todos que cantaram, tocaram, ensinaram, organizaram e, muitas vezes, sem aparecer, acreditaram que a arte dá sentido à vida. Agradeço de coração à Câmara Municipal de Piracicaba, na pessoa do vereador André Bandeira, por este gesto de reconhecimento. Agradeço à minha diretoria, aos colaboradores, parceiros, artistas e a todos que caminharam e caminham comigo na ACAP. Agradeço também à minha família e aos meus amigos, pelo apoio silencioso, mas essencial, que me permite continuar acreditando nesse propósito.”

“Que esta noite seja mais do que uma comemoração; que seja um lembrete de que a cultura é o que nos ancora e nos devolve humanidade e pertencimento. Que a ACAP siga pelos próximos 100 anos com o mesmo espírito dos seus fundadores — com fé, coragem e amor à arte —, porque a beleza educa, a música eleva e a cultura transforma. Muito obrigada”, finalizou Juliana.

O vereador André Bandeira encerrou o evento reforçando as palavras da presidenta. “O que ela nos disse há pouco expressa o espírito da ACAP. Toda a história, desde sua fundação até os dias atuais, deixa uma marca. E pode ter certeza, doutora, de que seu nome também ficará eternizado por todo o trabalho já desenvolvido — e pelo que ainda será — junto com esta diretoria e todos que somam forças pela cultura de Piracicaba”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima