Homenagem – Câmara enaltece trajetória humanitária de empresário em título de cidadania

Solenidade aconteceu na sede da Acipi, na última sexta-feira (3). CRÉDITO: Guilherme Leite

 

 

Alexandre Aparecido David, presidente da Casa do Bom Menino recebeu o título de “Cidadão Piracicabano”, por iniciativa do vereador Gustavo Pompeo

 

 

A Câmara Municipal de Piracicaba, por iniciativa do vereador Gustavo Pompeo (Avante), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 39/2025, concedeu o título de “Cidadão Piracicabano” ao empresário Alexandre Aparecido David. A entrega da honraria ocorreu na sexta-feira (3), na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). Autoridades, amigos, familiares e colaboradores do homenageado compareceram à cerimônia.

Natural de São José do Rio Preto e residente em Piracicaba desde 2008, Alexandre David é proprietário e gestor das empresas Poliart Coberturas e Revestimentos Ltda., Poliart Metais e Serviços Ltda. e Poliart Sistemas Construtivos Ltda. Ele gera empregos, impulsiona a economia local e promove inovação no setor da construção civil. Destaca-se em sua área pela busca do desenvolvimento econômico da cidade, por meio da geração de empregos e da inovação, além de sua atuação no terceiro setor.

O empresário integra a diretoria da Casa do Bom Menino de Piracicaba desde 2009, tendo sido tesoureiro por três mandatos e presidente por outros três, somando 12 anos de atividades. A entidade acolhe atualmente 106 crianças vítimas de abuso e maus-tratos, além de 10 adultos com deficiências físicas e intelectuais, em programas mantidos em parceria com o poder público. Também integra a diretoria da FENAPI — Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba, que organiza evento beneficente voltado ao fortalecimento das entidades assistenciais da cidade.

O título honorífico de “Cidadão Piracicabano” é concedido a pessoas reconhecidamente idôneas, naturais de outros municípios, que prestam ou tenham prestado relevantes serviços à comunidade piracicabana. A honraria equivale a uma adoção simbólica: o agraciado passa a ser considerado um conterrâneo de todos os piracicabanos.

SOLENIDADE – O presidente dos trabalhos da noite e autor da solenidade, vereador Gustavo Pompeo, após saudar os integrantes da mesa de honra, destacou o legado do empreendedor Alexandre Aparecido David, que, ao lado da esposa, Márcia Satie Habara David, dos filhos Pedro e Caio, e da mãe, Lúcia Frigo David, de 90 anos, recebeu a homenagem da Câmara.

“O homem é reflexo da família”, sintetizou Pompeo ao discorrer sobre o empresário Alexandre, que, em 2014, assumiu a presidência da Casa do Bom Menino e, pelo trabalho de inclusão desenvolvido, foi o primeiro homenageado com uma moção de aplausos de seu gabinete parlamentar, em reconhecimento aos 60 anos da entidade.

Encerrando as deferências, o vereador agradeceu à ACIPI pela cessão do auditório “Antonio Perecin” e do hall de entrada, onde foi realizado um jantar festivo, com música ao vivo e confraternização entre os presentes.

O mais novo cidadão piracicabano, Alexandre David, agradeceu ao vereador Gustavo pela indicação da honraria concedida pela Câmara e fez referência a diversos integrantes da mesa de honra, que também compõem um grupo de amigos que se reúne às terças-feiras, em um processo de busca e transformação social por meio de ações voluntárias — a exemplo do que realiza à frente da Casa do Bom Menino.

Alexandre também agradeceu a colaboradores, funcionários, parceiros, amigos e familiares “pela realização de sonhos” e falou sobre a consolidação de suas empresas e das ações sociais que desenvolve em Piracicaba. Relembrou ainda sua chegada à cidade, nos idos de 2003, quando, hospedado no Hotel Antonio, durante dois a três meses, refletiu e descobriu as razões que o fizeram escolher Piracicaba como sua terra do coração.

SAUDAÇÕES – Iniciando o ciclo de saudações, o advogado e ex-vereador Luiz Beltrame destacou que o título de cidadania é concedido pela Câmara com a concordância de todos os parlamentares, representando a população piracicabana. “Parabéns, Gustavo. Nós, piracicabanos, estamos muito orgulhosos com a concessão desta honraria”, afirmou.

O procurador-geral do município na gestão 2021–2024, Guilherme Mônaco, ressaltou a sensibilidade do vereador em reconhecer, por meio dessa homenagem, uma trajetória de vida marcada pela solidariedade e pelo compromisso com o bem comum.

“Escolhi cada palavra com o coração, registrando não apenas fatos e sentimentos, mas perpetuando aquilo que precisa ser lembrado”, disse Mônaco ao fazer a leitura de um texto que relembrou o histórico da Casa do Bom Menino desde 2009, passando pelo período de intervenção judicial, e destacou que, graças à atuação de pessoas abnegadas como Alexandre, a entidade hoje é referência em proteção e dignidade de crianças e jovens.

Mônaco também enalteceu “a excelência do ser humano íntegro e leal” de Alexandre, mencionando sua família e o grupo de amigos que se reúne semanalmente, fortalecendo laços humanos. “Alexandre já é parte de Piracicaba”, concluiu, citando Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.”

O promotor de Justiça Paulo Kishi iniciou sua fala destacando o legado de Alexandre e, evocando o pensamento de Leon Tolstói, lembrou que “a alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira”.

Kishi ressaltou o compromisso de Alexandre com a formação de crianças e adolescentes por meio da Casa do Bom Menino, onde iniciou como tesoureiro em 2009 e permanece como presidente. Destacou ainda que o empresário trilhou o caminho da generosidade, sem alarde, movido pelo amor à causa, liderando com humildade, disciplina e afeto. “É uma alma que já pertence a esta terra. A verdadeira cidadania se constrói com ações e amor ao próximo”, concluiu.

O vice-presidente da ACIPI, Juliano Parizoto, destacou a importância de se encontrar pessoas de bem, como o empresário Alexandre.

O presidente do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e de Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Erick Gomes, enfatizou: “Você é mais que merecedor deste título, pelo trabalho e pela idoneidade à frente da Casa do Bom Menino.”

O presidente da RA 21, que congrega 15 cidades da região de Piracicaba, e diretor da ACIPI, Luiz Carlos Furtuoso, destacou a responsabilidade de quem dirige uma entidade como a Casa do Bom Menino, ressaltando o apoio familiar e o amor dedicados à causa. “É preciso parceria para enfrentar as crises do país, o que também exige união de equipe e colaboradores”, afirmou, destacando ainda a “felicidade ímpar” de Alexandre em contar com a presença da mãe, aos 90 anos, que fez questão de comparecer à solenidade.

O secretário municipal de Cultura, Carlos Beltrame, reafirmou o que diversos oradores já haviam destacado: “Alexandre é uma pessoa que não mede esforços para se dedicar ao próximo. Ele faz a diferença, tem um coração generoso e sabedoria para praticar o amor todos os dias.”

A presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Valkiria Callovi, agradeceu a oportunidade de participar do evento em nome do prefeito Hélio Zanatta (PSD) e parabenizou o vereador Gustavo Pompeo pela iniciativa. Ela também ressaltou a importância do trabalho voluntário no reforço às ações do poder público, que “ainda carece de parcerias nas demandas sociais”.

O vereador Gustavo Pompeo encerrou a reunião solene agradecendo o apoio das equipes técnicas da Câmara — como o cerimonial, sob a direção de Marcelo Bandeira, mestre de cerimônias da noite —, o setor de comunicação e os assessores de seu gabinete, que contribuíram para a realização do evento.

A programação da solenidade incluiu a exibição de um vídeo sobre o homenageado e o registro do cotidiano da Casa do Bom Menino, com o trabalho voltado à inclusão das mais de 100 crianças e pessoas com deficiência atendidas pela entidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima