Mulheres – Piracicaba defende propostas na 5ª Conferência Nacional

Piracicaba na5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. CRÉDITO: Divulgação

Após intensa participação na etapa estadual, piracicabanas foram eleitas para integrar a delegação paulista que defenderá as propostas do Estado na etapa nacional

 

 

Teve início nesta segunda-feira, 29, em Brasília, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), com a participação das ministras das Mulheres, da Igualdade Racial, dos Povos Indígenas e de outras pastas ligadas aos direitos humanos e à cidadania. O encontro, que se estende até 1º de outubro, é promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, em parceria com estados, municípios e sociedade civil. O tema desta edição é “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”.

Piracicaba (SP) está presente no evento. Após intensa participação na etapa estadual, realizada de forma virtual nos dias 21, 22 de agosto e 6 de setembro – duas piracicabanas foram eleitas para integrar a delegação paulista que defenderá as propostas do Estado na etapa nacional.

Pela sociedade civil, Laura Maria Pires de Queiroz, ex-presidente do Conselho da Mulher de Piracicaba (2017–2019), foi escolhida como delegada titular. Já no âmbito do poder público, a eleita foi Marcela Enedina Furlan Buoro, que atua no Centro Especializado em Saúde da Mulher (CESM). Sua experiência está voltada principalmente para as áreas de oncologia feminina, enfrentamento à violência contra a mulher, direitos sexuais e reprodutivos e atenção à adolescência.

Além das titulares, também participaram ativamente da conferência estadual outras representantes piracicabanas: Alicia Fernanda do Nascimento Araújo, Elisama Cilene Cordeiro, Aldelize Henrique do Nascimento da Silva, Simone Seghese e Cássia Deltio, consolidando a força política e social do município no debate nacional.

Laura Queiroz destacou a relevância histórica do momento: “A importância da Conferência Nacional de Mulheres e de Piracicaba ter representantes da sociedade civil e do poder público reside em ser um espaço estratégico para a participação social democrática na construção de políticas públicas para as mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade. Através dessas conferências, mulheres de diversas regiões do Brasil podem debater suas necessidades, propor prioridades e consolidar estratégias para a promoção da igualdade e o enfrentamento do machismo e da discriminação. A Conferência Nacional é o ápice desse processo, sendo um marco na formulação de políticas que visam mais igualdade e conquistas para todas”.

Segundo Marcela Buoro, eleita pelo poder público, o encontro reforça o compromisso institucional: “O poder público precisa caminhar ao lado da sociedade civil. A conferência nacional nos dá a oportunidade de escutar, dialogar e transformar demandas em ações concretas”.

A presidente do Conselho da Mulher de Piracicaba, na gestão passada e atual presidente do Centro de Referência da Mulher – CRAM/Piracicaba, Fabiana Menegon, reforçou a importância da participação coletiva e do apoio mútuo.

“O Conselho da Mulher de Piracicaba teve papel fundamental na organização da conferência municipal e segue acompanhando cada etapa deste processo, oferecendo apoio institucional às nossas delegadas. Esse trabalho em rede mostra a força da união entre mulheres e a importância da participação social para que nossas vozes sejam ouvidas em todas as instâncias”.

A 5ª CNPM é considerada um espaço fundamental de construção democrática, reunindo delegadas de todos os estados e do Distrito Federal para deliberar sobre propostas que orientarão o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima