BOM DIA
Depois de muito sol, calor e tempo seco, ontem (22), o dia amanheceu com chuva e temperatura em queda, após rajadas de vento no domingo tarde/noite. Durante a semana, máxima com média de 25 graus e mínima 12/13. Não existe previsão de chuva para os próximos dias, mas com climas diferentes nas várias regiões do país. Começou a estação primavera: calor será intenso, impondo todo o cuidado possível quanto a saúde (hidratação) e segurança (queimadas). Um bom dia para você.
MANCHETE
Assuntos em Brasília: CPMI do INSS e anistia/redução de pena para condenados de 8 de janeiro.
BASTIDORES
(Primeira)
Começa hoje (23) Assembleia Geral de número oitenta (80) da ONU. Devem dominar os discursos/debates, as guerras e o clima no planeta. Presidentes Lula e Donald Trump podem se encontrar. Tensão devido ao reconhecimento do Estado da Palestina pelos europeus.
(Segunda)
Fundos do BTG Pontual e Investimentos Perfin chegam a Cosan com mega captação de 10 bilhões de reais. Mesmo assim, o empresário Rubens Ometto se mantém como sócio majoritário. No entanto, investidores temem essa situação se inverter no futuro. Cosan com faturamento anual de 44 bilhões de reais fechou 2014 no “vermelho” e busca reduzir prejuízo.
(Terceira)
PEC da Blindagem muito polêmica/criticada, passou com facilidade pela Câmara dos Deputados, mas deve encontrar resistência no Senado Federal. Deputados discursam pela união, para se defenderem das decisões do judiciário, consideradas pelos parlamentares exageradas e agressivas.
DICA
Dormir bem é indispensável. O sono tem tudo a ver com a saúde. Um dos destaques é para o emocional. Sono ruim pode aumentar em 60% a reatividade emocional. Os dados são da Fundação Oswaldo Cruz, mostrando ainda que 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, como a insônia, que pode se tornar crônica. Em 60% dos casos a reatividade do cérebro levam a estímulos negativos.
O QUE ELE FALOU
“Não adiantam novas leis, medidas provisórias e julgamentos sem diálogo. O conflito não terminará, a pacificação não acontecerá se os Três Poderes não buscarem conversações e harmonia”.
Michel Temer (Ex-Presidente da República).
DOIS TOQUES
(Um)
“Lojas Cem” realizou em Piracicaba (rua Governador) uma bela reforma interna e externa. A calçada é um dos exemplos, ela que geralmente é mal conservada pela grande maioria de moradores e comerciantes.
(Dois)
Uma iniciativa digna do Fundo Social de Solidariedade/Prefeitura de Piracicaba e do Museu Prudente de Moraes, a campanha de doação de brinquedos: até final de novembro, lembrando das crianças no Natal.
LÁ&CÁ
(Lá)
Burger King (fast-food) fechando unidades, depois de anúncio do seu processo de recuperação judicial.
(Cá)
Todos querem conversar com o deputado Paulinho da Força (Solidariedade), depois que ele foi escolhido como relator da PL da Anistia. Um deles é o governador Tarcísio de Freitas.
XVZÃO
XV jogou bem em Ribeirão Preto: 1×1/Comercial. Propôs o jogo e poderia até ter vencido. No final da semana foi o melhor dos quatro: Prudente derrotou o Primavera: 1×0. XV mostrando-se competente na reta final. Magrão deve continuar como titular por dois motivos: é experiente e o esquema está dando certo.
PERGUINTAR NÃO OFENDE
Quantos torcedores estarão no “Barão” sábado (27)?
PONTO FINAL
Michel Temer é o único que poderia (e pode) servir como intermediário na complicada relação executivo/legislativo/judiciário. É o único que pode não ter medo do STF que “avança o sinal”. Motivos: mantém boas relações com os ministros/juízes (STF) e foi ele que indicou Alexandre de Moraes. Certo Michel Temer: é preciso diálogo sem vaidade e vingança. Judiciário tem que se colocar em seu lugar; legislativo parando de ser refém, e o executivo deixar de usar o judiciário como “muleta”. Impossível o país continuar vivendo esse clima de ódio e revide. Democracia na teoria não dá. É preciso democracia exercida, principalmente em respeito a Constituição Federal. Voltamos amanhã. Até lá.