
No próximo domingo (21), São Pedro celebrará o Dia da Árvore da melhor maneira possível: plantando árvores. Nesse dia, às 7h30, a Prefeitura de São Pedro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiental (Semagri), plantará 500 mudas nativas no bairro Capim Fino, próximo à Serra do Itaqueri.
Batizado de “Mutirão de Reflorestamento”, a ação irá reunir mais de 60 voluntários da comunidade local. A atividade, uma parceria com a empresa Suporte, é a primeira restauração florestal dessa magnitude promovida pela Semagri.
O evento marca o início da Semana da Árvore 2025 e o local foi estrategicamente escolhido pela área da Bacia do Ribeirão Araquá, fundamental para a segurança hídrica do município e que já conta com projetos de captação de recursos voltados à preservação e recuperação ambiental.
Serão plantadas 22 espécies, entre elas, as adaptadas a ambientes úmidos, como Ingá, Embaúba, Gameleira, Guaçatonga e Figueira, e de grande valor ecológico e paisagístico, como Ipê-roxo, Angico, Canafístula, Jequitibá e Paineira.
Todas as 500 mudas que serão plantadas no mutirão são oriundas do Viveiro Municipal de São Pedro, inaugurado em 2024, reforçando a capacidade da cidade de produzir suas próprias espécies nativas para ações de recuperação ambiental.
Segundo o secretário da Semagri, Rogério Bosqueiro Júnior, a restauração florestal é considerada uma das estratégias mais eficazes para enfrentar os desafios ambientais contemporâneos.
“O esforço coletivo entre poder público, setor privado e comunidade simboliza não apenas a celebração do Dia da Árvore, mas também um compromisso permanente com a preservação das florestas, das águas e da qualidade de vida em São Pedro”, disse.
O mutirão faz parte do “Programa Refloresta São Pedro”, iniciativa da Semagri que promove a restauração de áreas de proteção ambiental em zonas rurais por meio do plantio de espécies nativas em propriedades degradadas. O programa oferece apoio técnico gratuito e já mapeia áreas prioritárias para recuperação em todo o município.
Desde 2021, mais de 30 mil árvores já foram plantadas em áreas degradadas de São Pedro, consolidando a cidade como referência em políticas públicas de reflorestamento.
Entre os principais benefícios diretos do programa estão a recuperação de áreas degradadas e proteção de nascentes; a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas; a promoção de práticas agrícolas sustentáveis; a contribuição para o equilíbrio climático e ecológico; e o apoio à economia de baixo carbono e geração de renda local.
Semana da árvore – A partir deste ano, a “Semana da Árvore” passa a integrar o calendário ambiental do município, que conta com o apoio de mais de 20 instituições parceiras, entre elas Thermas de São Pedro, Saedong, Doowon, Sig Comunicação Visual, Suporte, Associação Comercial e Industrial de São Pedro (ACISP) e Eixo-SP. Os interessados em participar do mutirão podem entrar em contato com a Semagri pelo (19) 99798-0983 (WhatsApp) ou na rua Malaquias Guerra, 932 – Centro.