
Foi entregue no último sábado (13), o voto de congratulações de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua”, que presta homenagem ao Terreiro de Umbanda Mbelê Maza Mutumbi pela realização da celebração do Dia de Xangô, que ocorreu em 29 de junho, na Casa do Povoador. A honraria foi aprovada pela Câmara por meio do requerimento 783/2025.
A celebração, aberta ao público, foi realizada em parceria com a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e contou com o apoio das secretarias municipais da Cultura e de Turismo. A programação incluiu cânticos, louvações e oferendas ao orixá Xangô, divindade das religiões de matriz africana associada à justiça, ao equilíbrio e à sabedoria.
Para o sacerdote Pai Luís Pedro Zauli, responsável pelo Terreiro Mbelê Maza Mutumbi, a data tem um significado que ultrapassa o âmbito religioso. “Neste dia especial celebramos mais que uma divindade Yorubá. É o encontro de pessoas que por muitas vezes precisaram esconder suas práticas, sua cultura, e hoje podem ocupar espaços públicos para a livre expressão de fé e saberes ancestrais milenares. Xangô é alegria, festa e o calor que aquece o coração de seu povo. Kabiesilé Xangô.”
A vereadora Silvia Morales, que coordena o Fórum Inter-Religioso por uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, destacou que “valorizar a celebração do Dia de Xangô significa reconhecer a riqueza cultural e espiritual das religiões de matriz africana, além de garantir visibilidade e respeito a práticas ancestrais que fazem parte da identidade do nosso povo”, ressaltou a vereadora Silvia.