Reunião Ordinária – ‘Semana da Luta PCD’ é aberta com discurso no Legislativo

Wander Viana Santos, presidente do Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef). CRÉDITO: Rubens Cardia

XIII Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência foi aberta na noite desta segunda-feira (15) com discurso na Tribuna Popular da 50ª Reunião Ordinária

 

A XIII Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência foi aberta na noite desta segunda-feira (15) com o discurso na Tribuna Popular da 50ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba de Wander Viana Santos, presidente do Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef).

“Dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e, em função disso, foi criada a Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, e o Comdef tem a atribuição de organizá-la”, explicou Wander Viana Santos.

A Semana deste ano traz o tema “Desmistificando a Deficiência”, e contará com diversas atividades até o dia 24 de setembro.

“Trouxemos este tema como um dos objetivos deste ano para mostrar à sociedade e ao poder público que a pessoa com deficiência tem o direito de estar em todos os lugares , de ser protagonista da sua vida, de ter inclusão social e poder ter os mesmos direitos de cidadão como qualquer outra pessoa. A deficiência é uma característica. Antes, e acima de tudo, eu sou, Wander, que sou uma pessoa com deficiência, eu sou uma pessoa. Em primeiro lugar eu sou o Wander, um homem casado, que tem estudo, que é formado, que trabalha, sou servidor desta Casa. Eu tenho uma vida. A minha deficiência não me define. O que me define é o quem eu sou enquanto Wander. É isso em primeiro lugar, e é isso que precisamos desmistificar”, destacou o presidente do Comdef.

Programação – Na quarta (17) e na sexta-feira (19) serão realizadas palestras em escolas, com jovens do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Na quinta-feira (18) haverá suspensão do expediente da 51ª Reunião Ordinária da Câmara para o lançamento do projeto “Pega a Visão”, que conta com o desenvolvimento de dois produtos audiovisuais que têm o intuito de “apresentar” os vereadores em exercício para as comunidades formadas por pessoas com deficiências visual e auditiva.

Também haverá, na quinta-feira pela manhã, um painel no Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), uma Jornada Inclusiva, com a participação de representantes do Ministério Público, advogados e representantes do Comdef.

No sábado (20), das 9h às 12h, será realizada a Caminhada Inclusiva, com concentração às 8h30 em frente à passarela Estaiada, na Rua do Porto. O trajeto será pelo Engenho Central, até o palco do projeto Bem-vindo ao Engenho, onde estão previstas apresentações culturais e musicais.

Na próxima quarta-feira (24), dia do encerramento da Semana, será realizado o Desfile Inclusivo promovido pelo Centro de Reabilitação Piracicaba (CRP), com início às 13 horas, na Estação da Paulista.

“Sempre olhem para a pessoa com deficiência, primeiramente, como a pessoa que ela é, e não olhem primeiro para a sua deficiência. Ela pode mostrar para você que ela pode muito mais do que você pode achar que a deficiência dela não pode”, concluiu o orador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima