
A tribuna popular da Câmara Municipal de Piracicaba foi utilizada na 49ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (11), para a apresentação e convite da edição da Semana Municipal do Lixo Zero, iniciativa oficial da cidade de Piracicaba. A oradora foi Marta Maria Lopes Rezende, da Associação de Moradores do Bairro Santa Rosa, que explicou e falou a respeito da conscientização ambiental, do consumo responsável e da correta gestão de resíduos, assuntos que serão abordados no evento.
O evento acontecerá de 22 a 28 de setembro e, foi instituído por meio de um projeto de lei do ex-vereador Paulo Camolesi, sancionado em 2024, e agora integra o calendário oficial da cidade como ação permanente de educação ambiental e mobilização social.
A Associação de Moradores do Bairro Santa Rosa assumiu a responsabilidade de organizar a primeira edição, reunindo o apoio de instituições públicas, empresas privadas, organizações da sociedade civil, movimentos populares, conselhos municipais e o poder público, tanto legislativo quanto executivo. Essa articulação, segundo a organizadora, demonstra “compromisso coletivo com a sustentabilidade e valoriza o protagonismo comunitário”.
A abertura terá um “esquenta da Semana do Lixo Zero” no dia 20 de setembro, que é o Dia Mundial da Limpeza, quando toda a população estará fazendo algo que envolve a ecologia. A Semana do Lixo Zero terá início de fato no dia 22 de setembro, na segunda-feira, na FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), no bairro Santa Rosa.
Ao longo da semana, diversas instituições parceiras promoverão ações educativas na FATEC. A programação contará com palestras, oficinas, feiras, apresentações culturais e atividades práticas voltadas à redução de resíduos, reciclagem, compostagem, logística reversa e incentivo ao reúso.
Durante os dias 24 e 25 de setembro, haverá a “Rota Ecológica: Ações Práticas Sustentáveis”, também no bairro Santa Rosa, que apresentará modelos de educação socioambiental, e uma oficina com jogos ecológicos com foco nas crianças das escolas municipais.
Durante a semana, nos dias 24 e 25 de setembro, também ocorrerá a “Feira Eureka”, uma feira de matemática realizada pela Secretaria Municipal de Educação no Engenho Central, que vai envolver professores e escolas municipais em ações de compostagem, ciência e tecnologia da rede municipal de educação, contando com a apresentação de projetos desenvolvidos pelas escolas da rede.
No dia 25 de setembro terá a apresentação do Grupo de Dança Folclórico Junino Quadripira, que ganhou o 1° lugar no “Concurso Regional de Quadrilhas da Melhor Idade 2025”, com o tema “Recicla, recicla! Quadripira é Quadripira”, em que suas roupas são totalmente recicláveis. Eles farão apresentação, que contará também com palestras.
Marta informou que o conceito de “lixo zero” não significa deixar de gerar resíduos, mas sim reduzir ao máximo a quantidade enviada aos aterros e lixões, priorizando práticas de corresponsabilidade entre sociedade civil, empresas e poder público. “Uma sociedade civil organizada consegue transformar realidades e, junto com diferentes apoios, colocar em prática ações que fazem a diferença”, destacou Marta.
O encerramento da programação ocorrerá com a participação da Semana Lixo Zero na Festa da Primavera do Clube Nipo, no Engenho Central, reforçando a importância de unir conscientização ambiental e mobilização social em prol de um futuro sustentável.
Na oportunidade, Marta fez um convite reforçando a importância da participação da sociedade civil: “Nada acontece se o poder público não estiver junto, as empresas, todas articuladas em prol da mesma causa, que é a nossa causa comum, que é o nosso planeta. Temos que nos unirmos em prol desta causa, pois todos têm responsabilidade e todos têm que fazer a sua parte. Espero todos vocês lá, para que a gente passe um pouco sobre a conscientização e consiga, então, começar a ter as ações voltadas a esses temas”, destacou.