
POR CURSINHOS PREPARATÓRIOS
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, na semana passada, o Projeto de lei 236/2025, da deputada estadual Professora Bebel (PT) — na foto, durante sessão no Palácio Nove de Julho — que, na prática, pressiona o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a criar e colocar em funcionamento os chamados cursinhos preparatório para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares para faculdades e institutos de ensino técnico em nível superior, para alunos carentes.
DIFERENÇA — I
Dizem nos bastidores políticos que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) era visto como a “Dilma de Bolsonaro”. A diferença é que Dilma pedalava, e Tarcísio… constrói a ciclovia. Agora, ele resolveu trocar a prancheta pelo tabuleiro político. Brasília que se cuide: o engenheiro ligou o modo político e pode vir a construir… pontes ou crises! As nuvens falarão bem mais alto.
DIFERENÇA — II
O governador Tarcísio desembarcou em Brasília para articular a anistia, algo que não tem nada a ver com o cargo de governador. A impressão foi de que ele confundiu a ponte aérea com uma ponte de safena: tentou desentupir a política nacional. Enquanto isso, na Alesp, já pediram o impeachment dele. Brasília manda lembranças. E as nuvens também.
DIFERENÇA — III
Deputados do famoso e tradicional centrão estão desconfiados do governador Tarcísio. Parece que eles querem garantir espaço no futuro governo antes mesmo do “edital de licitação” abrir. No fundo, é só mais um caso de engenharia política: todo mundo quer ser a empreiteira vencedora! São as nuvens também sobrevoando a capital federal construída por Juscelino.
13 HORAS — I
Dizem que o voto do ministro do STF, Luiz Fux durou tanto que os ministros já estavam considerando pedir vale-refeição no iFood. No final, o maior golpe não foi contra a democracia, mas contra a paciência da primeira turma do STF, que viu seu “cronograma da condenação” ir por água abaixo. Será?
13 HORAS — II
O ministro relator Alexandre de Moraes planejou uma condenação unânime tão bem organizada que só faltou enviar save the date para a imprensa. Aí veio o seu colega de plenário Luiz Fux e disse “não vou poder ir, tenho outro compromisso… com a Constituição”. Resultado: um consenso que virou consen-suquinho. Sem gelo?
13 HORAS — III
O ex-presidente Bolsonaro, segundo o STF, queria dar um golpe. Braga Netto e Mauro Cid tentaram. Já o resto da turma ficou na fase da teoria. Se golpismo fosse baseado apenas em desejos, metade do país já estaria presa — começando por quem deseja que o VAR nunca mais existisse no Brasileirão. Que diga a fiel torcida, caiu em Itaquera o VAR opera, brincadeiras à parte o ministro Xandão é corinthiano.
COTADO — I
O nome do vereador André Bandeira (PSDB) é cotado para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026. Fontes do ninho tucano afirmam que ele será o nome do partido na corrida eleitoral. Agora, a grande dúvida é: quem fará dobrada com o parlamentar piracicabano? O vereador Pedro Kawai é um dos ícones, hoje, do ninho tucano.
COTADO — II
Resta saber se o PSDB lançará um candidato próprio para deputado federal ou se optará por uma aliança estratégica, formando chapa com nomes já conhecidos de outros partidos em Piracicaba. Afinal, em Piracicaba, o PSDB é PSDB mesmo ou já perdeu o B e virou, claro PSD?
RIO CLARO — I
Nesta sexta (12), a partir das 11 horas, no Plenário do Legislativo, a Comissão Processante 02/2025 da Câmara Municipal de Rio Claro começa a ouvir testemunhas na investigação que apura a denúncia de Luísa Ceriani contra o vereador Moisés Marques (PL).
RIO CLARO — II
Na denúncia, de 33 páginas, lida, votada e acatada pelos integrantes da CP, Luísa Ceriani, filha de uma paciente que estava internada em um quatro restrito feminino da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão, relata suposta invasão cometida pelo vereador Moisés Marques para fins políticos que agravou o quadro clínico levando a idosa à morte.
RIO CLARO — III
A reunião será aberta ao público, no Plenário, e transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Câmara Rio Claro. Representante da empresa Alberto Rollo Advogados Associados dará suporte jurídico aos trabalhos. A CP é presidida pelo vereador Hernani Leonhardt (MDB). A relatoria está a cargo do vereador Adriano La Torre (Progressistas) e o Rafael Andreeta (Republicanos) atua como membro. Pelo jeito, as nuvens não passam pela Cidade Azul…
CADASTRO — I
De olho no pleito eleitoral de 2026, a Executiva Estadual do PSDB de São Paulo deu início, nesta semana, a um cadastro para tucanos que pretendem disputar as eleições para deputado federal e estadual. O chamamento está sendo feito de modo digital e prevê a capacitação política de postulantes a cargos proporcionais em solo bandeirante, além de alinhamento de discurso com os valores sociais e democráticos do partido.
CADASTRO — II
A mobilização da Executiva Estadual do PSDB de São Paulo ocorre em momento estratégico para a legenda, que planeja eleger de 3 a 4 deputados federais, e de 4 a 6 deputados estaduais no próximo ano. Os problemas, sempre, girarão em torno das nuvens e, com isso, o vereador Pedro Kawai (PSDB) pode ser candidato a deputado federal ou estadual. Quem sabe?