Restauração – Bebel levará projeto do Mercadão ao BNDES

A deputada Professora Bebel levará projeto de recuperação e restauração do Mercado Municipal de Piracicaba ao BNDES – foto: Divulgação

Um projeto visando assegurar recursos para a recuperação e restauração do prédio do Mercado Municipal, que teve parte do seu prédio destruído por um incêndio, será levado à apreciação do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Esse foi o resultado de reunião que aconteceu na tarde da última segunda-feira, 01, no próprio Mercado Municipal, proposta pela própria deputada Professora Bebel, com a participação da administradora do Mercado Municipal, Marcela Olaia, e o vice-presidente do Restauro Instituto, Sérgio Camarda. A vereadora Silvia Morales, do Mandato Coletivo à Cidade é Sua (PV) e o ex-vereador Paulo Campos também participaram.

A ideia é de apresentar um projeto tanto para recuperar o prédio, que teve 25% dos seus boxes afetados pelo incêndio ocorrido na madrugada do último dia 23 de julho, assim como para restauro de todo Mercado Municipal, que completou 137 anos no último dia cinco de julho. O vice-presidente do Instituto Restauro, inclusive, se comprometeu a elaborar o projeto arquitetônico, cujas obras têm estimativa de um custo de R$ 10 milhões, sendo que o orçamento só para a recuperação da parte atingida pelo incêndio é de R$ 7 milhões. Como foi relatado na reunião, a dificuldade para a recuperação e restauro do prédio é em função de ser tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade. O Mercado Municipal de Piracicaba foi  inaugurado em 1888 e conta com cerca de 150 lojistas permissionários.

Com o projeto de recuperação e restauro prontos, a deputada Professora Bebel se comprometeu a garantir uma agenda com o presidente do BNDES, Aloízio Mercadante, seu amigo pessoal, para que uma comitiva de Piracicaba possa apresentá-los no Rio de Janeiro, onde fica a sede do banco. “Tenho uma relação muito forte com o Mercado Municipal, desde criança, quando meu pai me trazia aqui, juntamente com minhas irmãs, para comermos pastéis, e acredito que podemos tentar aprovar junto ao BNDES tanto o financiamento de recursos, a juros baixos, para recuperação do prédio do Mercado Municipal, assim como a fundo perdido para a sua restauração”, disse Bebel.

A deputada Professora Bebel também comentou se solidarizar com os permissionários e seus funcionários e por colocar o seu mandato popular na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo à disposição é que está buscando contribuir no que for necessário para que o Mercado Municipal continue sendo uma referência da cidade, gerando trabalho e renda para seus permissionários e para que continue sendo um centro de compras pulsante de Piracicaba.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima