Colaboradores do HRP-Unicamp aderem à campanha Setembro Amarelo – foto: Divulgação
O mês de setembro é marcado mundialmente pela campanha Setembro Amarelo, dedicada à conscientização sobre a prevenção do suicídio e à valorização da vida. Com esse objetivo, o Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) preparou uma programação especial voltada para colaboradores e pacientes.
A iniciativa inclui ações simbólicas e interativas, como a instalação de um backdrop em forma de asas de borboleta, acompanhado da frase “Você é mais forte do que imagina”, convidando à reflexão e ao registro de fotos. Complementando, a instituição promove a Árvore das Mensagens Positivas, com frases motivacionais disponíveis nas recepções do hospital, abertas ao público interno e externo.
No dia 17/09, será realizada a palestra “Reflexões de um palhaço e a saúde mental”, ministrada pelo psicólogo clínico Rafael Magalhães, especialista em terapia cognitivo-comportamental, parentalidade e autismo. A atividade destinada aos colaboradores, reforça a importância de discutir a saúde emocional de forma acessível e sensível.
Todas as ações são organizadas pelas Comissões de Humanização, de Prevenção, Saúde e Bem-Estar e pela CIPA, reafirmando o compromisso institucional com a promoção da saúde mental.
GUIA DE APOIO – Como apoio para pessoas que enfrentam situações de saúde mental e não sabem onde procurar ajuda, o HRP-Unicamp disponibiliza o Guia de Acolhimento, acessível por QR Code em pontos estratégicos do hospital. O material reúne informações sobre serviços gratuitos de apoio psicológico e emocional, além de orientações sobre a rede de atenção psicossocial.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é uma das principais questões de saúde pública global. Estima-se que cerca de 90% dos casos poderiam ser evitados com acompanhamento profissional adequado. Ainda de acordo com a OMS, o suicídio mata mais pessoas anualmente do que HIV, malária, câncer de mama, guerras ou homicídios.
CAMPANHA – O movimento Setembro Amarelo foi criado em 2015, pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). A cor amarela foi escolhida como símbolo de esperança e de valorização da vida, marcando também o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).