PCDs – Prefeitura instala botoeiras sonoras em dois semáforos

Claudete dos Santos, da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família; Odair Melo, secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes; Vinícius Nascimento, consultor de diversidade, equidade e inclusão – foto: Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes e com apoio da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, inaugurou na manhã de ontem (26), duas botoeiras sonoras instaladas em semáforos para atender pessoas com deficiência visual. Os equipamentos foram instalados em dois pontos: na avenida Armando de Salles Oliveira, nos cruzamentos com a rua Rangel Pestana e com a rua Dom Pedro I.

Os locais foram escolhidos por se tratarem de pontos com grande circulação de pessoas, além da proximidade com os terminais Central e Rodoviário, que dão acesso à região central da cidade. A indicação da instalação do dispositivo foi feita por membros da Associação de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual de Piracicaba (Avistar).

As botoeiras, que já estão em funcionamento, têm como objetivo tornar a mobilidade urbana mais inclusiva e segura, especialmente para pessoas com deficiência visual. “Os dispositivos contam com sinal sonoro e sinalização em braille, garantindo mais autonomia para essa população. A instalação também levou em consideração o intenso fluxo de veículos e pedestres da região”, destacou o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo.

Vinícius Nascimento, 43 anos, consultor de diversidade, equidade e inclusão e deficiente visual, agradeceu as secretarias envolvidas pela iniciativa. “A instalação desse dispositivo é simples, mas faz toda a diferença. A pessoa com deficiência também precisa se locomover pela cidade, acessar sozinha um hospital, um restaurante, um teatro, e é importante que isso seja feito com segurança. A instalação desse dispositivo proporciona que a gente tenha mais autonomia”, afirmou. Ele também destacou que o sinal sonoro ajuda a conscientizar a população sobre as necessidades de acessibilidade. “O som que a botoeira emite acaba chamando a atenção das pessoas, que começam a perceber que a população que tem necessidades especias também faz parte da cidade e isso gera uma empatia”.

De acordo com o superintendente de Segurança Pública, Eliezer de Castro, Piracicaba já conta com outro semáforo com botoeira próximo à sede da Avistar, na avenida Antonia Pazinato Sturion, no bairro Santa Cecília, e o município deve ampliar o projeto até o final deste ano. “Até novembro devem ser instalados mais dois pontos: um próximo da Santa Casa, e outro que está em definição”, adiantou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima