
O Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) recebeu neste mês um importante reforço para a sua equipe assistencial: 30 novos médicos residentes da especialidade de Cirurgia Geral passam a atuar na instituição, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.
Com a chegada dos novos profissionais, o HRP-Unicamp conta agora com 56 residentes ativos, sendo 49 médicos distribuídos nas áreas de Cirurgia Geral, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Ortopedia e Urologia, além de sete cirurgiões-dentistas em residência de Bucomaxilofacial.
A integração dos recém-chegados incluiu orientações gerais sobre a estrutura do hospital, setores específicos e protocolos assistenciais, garantindo alinhamento às diretrizes de segurança e qualidade que norteiam e instituição.
Segundo o diretor do HRP-Unicamp, médico José Roberto Matos Sousa, a chegada dos residentes amplia não apenas a força de trabalho, mas também a troca de conhecimento científico. “Ser hospital de ensino coloca o HRP-Unicamp em um nível elevado de técnica e desenvolvimento da medicina, sempre ligado a uma universidade reconhecida mundialmente”, afirma.
No HRP-Unicamp, esse modelo traduz em ganhos diretos para a população atendida, com mais profissionais preparados para lidar com casos de baixa e média complexidade, que compõem a maior parte da demanda hospitalar.
IMPACTO REGIONAL – Referência em saúde pública, o HRP-Unicamp atende cerca de 1,6 milhão de moradores de 26 cidades da macrorregião de Piracicaba. O ingresso de novos residentes representa uma ampliação da capacidade de resposta do hospital às necessidades