
A Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, promoveu no sábado, 02/08, o 1º Encontro Fortalecendo Laços Comunitários através da Horta do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Mario Dedini. A iniciativa reinaugurou a horta comunitária do bairro, com a proposta de aproximar os moradores da região, reconhecendo-a como um espaço fundamental para promover o bem-estar e a segurança alimentar.
Participaram do evento a secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Varandas; assessora da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Paola Mandetta Tokumoto; a coordenadora do CRAS, Mariana Prati Figueiredo; o vereador Gustavo Pompeo e a responsável pelo Setor de Segurança Alimentar da Secretaria de Assistência, Savana Fernandes.
O evento contou com o plantio de mudas de hortaliças pelas crianças na horta comunitária, promovendo a vivência prática com a terra. A programação também incluiu uma palestra do agricultor Júlio Pupin, que abordou a importância da agricultura familiar e destacou os princípios da agroecologia. Para completar a manhã, foram realizadas exposições de desenhos e apresentações de dança preparadas por crianças e idosos do CCInter Bosques do Lenheiro.
A iniciativa, que teve ainda com a parceria do Cesac (Centro Cultural São José), deu continuidade ao projeto iniciado em junho deste ano. Na primeira etapa, cerca de 40 crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), pelo CCInter Algodoal e pelo CCInter Bosques do Lenheiro participaram de uma oficina sobre produção de alimentos e segurança alimentar e nutricional, com apoio técnico da equipe da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.
Durante a abertura do evento, Fernanda Varandas destacou que a iniciativa foi uma oportunidade importante de aproximação da comunidade. “A horta comunitária é um espaço vivo de troca, aprendizado e pertencimento. Ao envolvermos os moradores, especialmente as crianças, criamos vínculos afetivos e sociais que fortalecem a rede de apoio na região”, afirmou.
Paola Mandetta Tokumoto salientou ainda que a iniciativa é fruto da potente integração entre os Programas de Agricultura Urbana e de Segurança Alimentar do município que, além de possibilitar a produção comunitária de alimentos de qualidade, fortalece a conexão das pessoas com a terra e com os processos naturais.
“Sou nascido no Mario Dedini, minha raiz é toda aqui. Vejo que esse projeto é uma forma que unir as pessoas do bairro, além de permitir que as crianças, principalmente, descubram o papel da agricultura. É uma iniciativa que vai render bons frutos”, declarou o vereador Gustavo Pompeo.
A coordenadora do CRAS, Mariana Prati Figueiredo, complementou dizendo que a iniciativa também ofereceu ensinamento sobre segurança alimentar. “A retomada do trabalho com a horta busca fortalecer os vínculos enquanto comunidade, mas também ensinar sobre educação e segurança alimentar. Dessa forma, esse projeto foi pensado para ser um ambiente de compartilhamento, onde todos podem cuidar, plantar e colher. E isso é muito relevante porque fomenta o sentimento de pertencimento, além de incentivar uma boa relação com o alimento e com a terra”, disse.
Durante o evento, a horta comunitária do CRAS Mario Dedini recebeu oficialmente o nome de Horta Cida Bertaia, em homenagem à ex-coordenadora da unidade, que iniciou o projeto Mulheres Alimentando Cidades, em 2024, iniciativa que deu origem ao espaço.
A pequena Maria Eliza Marcelino dos Santos, de 9 anos, estava empenhada no plantio das alfaces. “Eu gostei muito de fazer o plantio, de mexer com a terra. E a alface é um alimento muito saudável e que eu adoro comer”, disse.