
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, participou na manhã desta quinta-feira (31), da palestra Coalizão Empresarial – Desenvolvimento Econômico na Região de São Pedro, evento realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de São Pedro (Acisp). Em sua apresentação, a 397ª realizada no Estado, Lima destacou a importância de fortalecer as regiões do Estado por meio da criação de cadeias produtivas regionais capazes de atender setores estratégicos como turismo, comércio e serviços.
O titular do Desenvolvimento Econômico no Estado defendeu a necessidade de investir em infraestrutura, educação e políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico sustentável. “Precisamos criar bases sólidas para garantir o crescimento das regiões, com investimentos no potencial local e incentivos à geração de empregos onde as pessoas vivem”, afirmou.
Entre os dados citados está a composição do PIB municipal de São Pedro: 8% setor agropecuário, 7,9% indústria e 84,1% serviços. No setor da indústria, os destaques são produtos químicos, minerais não metálicos e têxteis. Na agropecuária o destaque fica com a produção cana de açúcar, laranja e leite.
Lima também destacou o Thermas de São Pedro, principal motor turístico da cidade, com aproximadamente 600 mil visitantes por ano e um investimento de quase R$ 500 milhões.
Outro ponto abordado foi o apoio às pequenas e médias empresas, consideradas pelo secretário fundamentais para impulsionar o empreendedorismo e dinamizar a economia regional. “As PMEs são o coração da nossa economia e precisam de atenção especial para crescerem e se consolidarem”, destacou.
Entre os desafios enfrentados por diferentes setores, o secretário mencionou a escassez de mão de obra qualificada. Segundo ele, é essencial investir em programas de capacitação alinhados às demandas do mercado de trabalho para eliminar esse gargalo e ampliar as oportunidades.

ALTERNATIVAS – Como alternativas para alavancar economicamente a cidade foram destacados o Projeto dos 50 Km, que prevê compra de produtos com prioridade no raio de 50 km dos municípios, a cadeia econômica da agroindústria, voltada para pequenas e médias empresas, e o valor agregado da produção de minerais não metálicos.
O prefeito Thiago Silva ressaltou a importância do encontro para o fortalecimento da região. “A presença do secretário Jorge Lima em São Pedro reforça nosso compromisso com o desenvolvimento local. Acreditamos no potencial das nossas empresas, no talento da nossa gente e na necessidade de construir, junto ao Governo do Estado, soluções que gerem emprego, renda e mais qualidade de vida para a população”, afirmou.
Além do prefeito Thiago Silva, que convidou o secretário para vir a São Pedro, e do prefeito de Torrinha, Rodolfo Buzato, a palestra foi acompanhada pelo deputado estadual Alex Madureira, pelos vereadores Daniel Sepulvida, Cri Duarte, Aldo Enfermeiro, Melado, Dudu, Luciano Mazzonetto, Robinho e Du Sorocaba, por secretários municipais, empresários de diferentes atividades e lideranças regionais.