CAPIAU POLÍTICO DE PIRACICABA

Foto: Divulgação

A VERDADEIRA FACE DE TARCÍSIO DE FREITAS

Em suas redes sociais, a deputada estadual Professora Bebel (PT) fez duras críticas ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no episódio do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra os produtos brasileiros, que passarão a pagar uma taxa de 50% para entrar naquele país a partir de primeiro de agosto. “Para quem acha que Tarcísio de Freitas é competente. Para quem acha que é moderado. Para quem diz que ele é um gênio da política. Esse é Tarcísio de Freitas, fazendo um triste e patético papel e, talvez, participando de um plano de fuga de Bolsonaro. Este governador está à altura de São Paulo e do Brasil?”, escreveu a deputada piracicabana.

LULA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, segunda (14), o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, para adoção de medidas de proteção da economia brasileira. O grupo será criado por meio do decreto de regulamentação da Lei de Reciprocidade Econômica (Lei 15.122/25). Ótimo.

ALCKMIN

O comitê será presidido pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e será composto pelos ministros Rui Costa (Casa Civil), Mauro Vieira (Ministério das Relações Exteriores), e Fernando Haddad (Ministério da Fazenda). Outros ministros poderão ser chamados para reuniões temáticas do comitê. Ótimo.

OUVIR

Como primeira missão, o comitê terá o objetivo de ouvir os setores empresariais para detectar as implicações do anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil, a partir do dia 1º de agosto. Ouvir é ótimo.

ERROU FEIO – I

O sociólogo Oliveiros Marques escreveu, no site Brasil 247, um breve texto que resume bem os movimentos do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por conta da taxação anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, contra o Brasil. Marques diz, taxativamente: “Errou feio.” E disso ninguém tem dúvida, o erro foi abissal.

ERROU FEIO – II

Marques detalha: “(Tarcísio de Freitas) comportou-se como um verdadeiro vassalo (…) sem demonstrar, em nenhum momento, qualquer intenção de defender os empregos e o setor produtivo brasileiro — tampouco os do Estado que governa —, fez coro aos extremistas golpistas e aplaudiu as ações do autoproclamado imperador do mundo.”

ERROU FEIO – III

O sociólogo lembra que, após ser enquadrado por empresários paulistas, o governador até tentou reagir, mas agiu como um elefante em uma loja de cristais. “Tentou negociar salvo-conduto para potencial fuga de Bolsonaro, ao mesmo tempo em que atropelava o filho 03 do inelegível ao se reunir com representantes irrelevantes da embaixada americana.”

ERROU FEIO – IV

E a conclusão de Marques não deixa dúvida quanto ao erro: “O governador passou a imagem de traidor de São Paulo ao se ajoelhar diante da carta de Trump que exige anistia aos golpistas. Foi também traidor dos Bolsonaro, ao agir sem pedir a bênção da família. E traiu ainda o centro político, ao adotar postura e subserviente à lógica extremo-golpista.

ERROU FEIO – V

Diante de toda essa trapalhada do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, este Capiau — idoso e bem cansado — precisa reafirmar que Piracicaba é a 2ª cidade paulista que mais exporta para os Estados Unidos – perde apenas para São José dos Campos, sede da empresa Embraer. É um estrago enorme, ainda incalculável, sobretudo para uma cidade que se agarrou ao bolsonarismo nas últimas eleições. Fica a pergunta: vale a pena?

TRAIDORES

Quanto aos traidores da pátria, sem citar nomes, como estarão entre as nuvens de hoje até 2026? Perguntar só para pensar um pouco.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima