Solenidade pelo 9 de julho será na Estação da Paulista

Este ano foi escolhido a Estação da Paulista, pois deste local que partiu, em 16 de junho de 1932, o 1º. Batalhão Piracicabano – Foto: Divulgação

A solenidade dos 93 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 ocorrerá na quarta (9), na Estação da Paulista. O evento é organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), contando com apoio da Prefeitura Municipal através das Secretarias de Cultura e Turismo e da Câmara de Vereadores pelo gabinete do vereador Pedro Kawai. A solenidade terá início por volta das 8 horas, com a apresentação de 40 músicos da Corporação Musical União Operária, sob regência do maestro Jonatas Dionísio. Em seguida, será feito o dispositivo diretivo da solenidade com palavras destinadas às autoridades. Os membros do IHGP, da através da Comissão de Eventos Cívicos, André Manuel da Silva e Edson Rontani Júnior usarão a palavra para discorrer sobre a data cívica.

ESCOLHA — Rontani, presidente do IHGP, diz que a escolha da Estação da Paulista é icônica. “Normalmente a solenidade ocorre na praça José Bonifácio, junto ao Monumento do Soldado Constitucionalista; este ano foi escolhida a Paulista, pois foi deste local que partiu, em 16 de junho de 1932, o 1º. Batalhão Piracicabano, com 200 voluntários”, diz. Estes seriam enviados para São Paulo e de lá para o quartel general da Revolução no bairro Quitaúna (hoje Osasco) destinados depois para as frentes de batalha. “Durante o trajeto de trem de Piracicaba a São Paulo, os piracicabanos contaram com a animação da Banda União Operária para elevar o moral do Batalhão”, lembra Rontani O IHGP entregará certificados de reconhecimento e a Medalha 1932 para a diretoria da Banda União Operária e a cinco alunos da rede estadual de ensino, que participaram de palestras e produziram redação sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima