Prefeitura zera a fila de espera por mamografias e endoscopia

Em abril, Márcia Jordão foi a consulta médica na carreta da Saúde instalada em Santa Terezinha – Foto: Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, zerou a fila de exames de mamografia e endoscopia que estavam represados desde 2021. A ação só foi possível com o aumento na oferta de vagas para estes exames aos pacientes que estavam há mais de quatro anos na fila, por meio de diversos mutirões realizados, principalmente, aos finais de semana nos últimos seis meses. De acordo com a gerência da Atenção Secundária em Saúde, em 2024, de 01/01 a 30/06, a rede pública realizou 2.524 exames de mamografia e 248 de endoscopia; no mesmo período de 2025, na atual Administração, já foram realizadas 14.565 mamografias e 1.820 endoscopias, um crescimento de 477% e 633%, respectivamente, na oferta pelos exames em apenas seis meses.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Sérgio Pacheco, lembrou que a demanda represada nestas duas áreas estava muito grande. “Só de mamografia eram mais de 6.000 pacientes e de endoscopia pouco mais de 2.000 e isso é muito. Realizamos mutirões, instalamos duas carretas para realização de mamografia na Paulista e em Santa Terezinha, ampliamos a oferta de diversos exames, fizemos parcerias com o Cismetro, corremos contra o tempo para conseguir atingir este objetivo uma vez que os pacientes aguardavam, pelo menos, desde 2021 por estes exames. A fila de mamografia encerramos em maio e a de endoscopia foi zerada na semana passada”, enfatizou.

MINIMA — Segundo Sérgio Pacheco, a partir de agora, a espera é mínima para estes exames. “O acesso para o agendamento dos exames está liberado na Atenção Básica, direto nos postinhos de saúde dos bairros. Assim que o paciente estiver com o pedido médico em mãos a sua unidade de saúde já pode fazer o agendamento no sistema SISS Saúde para a próxima data disponível. Por exemplo, nesta segunda-feira, 30/06, temos vagas para que ambos os exames possam ser realizados já a partir desta terça-feira (1º)”, completou.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima