Parada LGBT+: Bebel pede vaias ao presidente Donald Trump, por iniciar guerra

Atitude da parlamentar foi destaque no jornal Folha de São Paulo e recebeu aplausos dos participantes do evento, na avenida Paulista – foto: Divulgação

Ao participar da 29ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, no último domingo (22), na avenida Paulista, a deputada estadual piracicabana Professora Bebel (PT) deputada estadual, animou a plateia pedindo uma vaia para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “que começou a terceira guerra mundial”. O pedido foi em função de a Casa Branca declarar guerra ao Irã na véspera do evento. A iniciativa da deputada foi publicada pelo Jornal Folha de São Paulo, que destacou a fala da Professora Bebel, inclusive em título que abriu matéria da Parada LGBT+, ressaltando “Parada LGBT+ em SP pede velhice saudável e cheia de brilho, e tem vaias a Trump.

Neste ano, o evento, que reuniu cerca de 50 mil participantes, teve como tema “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”, uma reflexão sobre os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+ na terceira idade, que além do etarismo, lida com questões com de orientação sexual e identidade de gênero como prioridades no debate sobre o envelhecimento.

Na Parada, a deputada também lembrou que a luta dessa população também é a da classe trabalhadora, como a derrubada da escala 6×1 e o imposto de renda para quem ganha até cinco mil reais. Bebel diz que a  maior Parada LGBT+ do mundo é a de São Paulo e que trás um tema importante na edição deste ano, que é para olhar com respeito, visibilidade e carinho para a velhice LGBT+, celebrando quem desafiou o tempo, rompeu barreiras e pavimentou os caminhos do orgulho e dos direitos conquistados como a união estável, a adoção e a criminalização da lgbtfobia.

“Salve, salve a avenida Paulista e toda a comunidade LGBT+. Essa é a 29ª parada, a maior do mundo, e consequentemente com muitas vitórias que vocês tiveram, mas ainda há muita morte de mulheres trans e LGBT, nós lutaremos pela democracia, porque enquanto tivermos mulheres mortas, trans e LGBTs mortas, porque não estaremos na democracia. É importante entender que esta luta se junta com a luta mais geral da classe trabalhadora: Teremos um plebiscito pelo fim da escala 6 x 1 e pela isenção dos impostos para quem ganha até R$ 5 mil e sobretudo queremos também a dignidade de todos e todas. Um forte abraço e muito obrigado, e uma vaia ao presidente (Donald) Tramp, que vai fazer a terceira guerra mundial, usando o seu poderio nuclear dos Estados Unidos”, discursou a deputada sob aplausos.

A deputada Professora Bebel também lembrou que o seu mandato popular promoveu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na última terça-feira, 17 de junho, ato solene homenageando lideranças LGBTQIAPN+, assim como tem apoiado diversas ações da comunidade para fortalecer a luta por políticas públicas inclusivas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima