Escola do Legislativo promove curso de ‘Cerimonial, Protocolo e Etiqueta’

Com mais de 100 inscritos, curso aconteceu na última quinta-feira (12) – foto: Guilherme Leite

Servidores de câmaras municipais, prefeituras de diversas cidades e empresas de Piracicaba e região participaram na tarde desta quinta-feira (12) do curso “Cerimonial, Protocolo e Etiqueta”, ministrado por Marcelo Bandeira, Chefe do Setor de Cerimonial da Câmara Municipal de Piracicaba.

O evento, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba, contou com mais de 100 inscritos e foi realizado no Salão Nobre do Legislativo piracicabano. Durante a atividade, Marcelo Bandeira destacou a importância de planejar adequadamente qualquer evento, seja ele formal ou informal, de pequeno, médio ou grande porte. O objetivo é minimizar ou até mesmo evitar erros que possam prejudicá-lo.

Em eventos oficiais, promovidos pelo poder público, a preocupação deve ser redobrada. Além do planejamento da estrutura física e da organização das equipes – comum a qualquer evento -, é fundamental seguir à risca regramentos que abrangem desde a ordem de chamada das autoridades, sua precedência em discursos e centralidade no posicionamento na cerimônia, até o posicionamento das bandeiras, entre outros detalhes.

Marcelo explicou que, “Em nível federal, as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência são regulamentadas pelo Decreto 70.274, de 9 de março de 1972. Aqui em Piracicaba, na Câmara, nós também as adotamos.” Ele acrescentou que o estado de São Paulo também possui suas próprias normas, regulamentadas pelo Decreto Estadual 11.074, de 5 de janeiro de 1978.

Para garantir não apenas o cumprimento das regras, mas, sobretudo, para que o evento atinja seu propósito, Marcelo Bandeira ressaltou a importância não só do mestre de cerimônias – pessoa responsável pela condução do evento -, mas também de toda a equipe envolvida na organização. Para isso, é indispensável, antes de tudo, conhecer o tipo de evento a ser realizado, o perfil do público esperado, conversar com os solicitantes e elaborar um roteiro completo, devidamente ordenado, com os nomes e cargos corretos das autoridades.

“O Cerimonial é uma conduta de boas maneiras para a gente proporcionar tanto para o anfitrião, que está recebendo as pessoas, quanto para as pessoas que compareceram ao evento”, pontuou Marcelo. A fim de que nada seja esquecido, ele também reforçou a importância de um check-list detalhado, ou seja, uma lista com todas as etapas a serem realizadas antes, durante e depois do evento.

Na execução da cerimônia propriamente dita, o estudo prévio do roteiro é primordial para o bom andamento dos trabalhos. Isso possibilita a identificação de palavras difíceis e a correta pronúncia dos nomes, visando evitar ao máximo improvisos, que potencialmente podem trazer prejuízos para a atividade.

O cerimonialista deve ter ciência de que ele é apenas um mediador, um facilitador, e não deve aparecer mais do que os anfitriões e convidados. Assim, é indicado o uso de vestimentas em sintonia com o evento em questão, para não ofuscar os convidados e autoridades nem destoar dos demais presentes à cerimônia. Além disso, o cerimonialista deve evitar fazer “caras e bocas”, falar e gesticular além do necessário para a condução do evento.

Foto: Guilherme Leite

Daniella Oliveira, chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de São Pedro, que por anos atuou como repórter e agora terá um contato mais próximo com a organização de eventos, classificou o curso como uma excelente oportunidade para melhor entender esse universo:

“Trabalhar no Legislativo já é um desafio, algo novo para mim, que fui repórter por anos. E, quando você chega em um Legislativo de uma cidade pequena, como a minha, tudo é muito reduzido, inclusive colaboradores, que são poucos. Então, quando surgiu essa oportunidade de fazer um curso gratuito, próximo da minha cidade, para aprender com uma pessoa que tem tanta experiência, para a gente é excelente. Nós teremos um evento em breve e eu já tentarei colocar em prática o que aprendemos hoje. Eu vim aqui com uma equipe de cinco pessoas, e acredito que sairemos com uma bagagem muito bacana”, disse.

Foto: Guilherme Leite

“Enquanto Chefe do Setor de Cerimonial, eu percebi essa lacuna, pois muitas pessoas, muitas mesmo, de Câmaras e Prefeituras, nos ligam pedindo informações de como montar um roteiro, por exemplo. A Câmara Municipal de Piracicaba é hoje um local que tem um setor devidamente constituído, de fato e de direito, de assistentes de cerimonial, com pessoas contratadas, que passaram em concurso público, e hoje ocupam os cargos”, finalizou Marcelo Bandeira, que reforçou a importância do trabalho em equipe do Setor e agradeceu a todos os participantes.

1 comentário em “Escola do Legislativo promove curso de ‘Cerimonial, Protocolo e Etiqueta’”

  1. Boa tarde,

    Moro na cidade de São Pedro e acompanho presencialmente as sessões e eventos da Câmara Municipal de São Pedro. Sempre notei o cuidado e atenção com que a sra. Daniela Oliveira coordena momentos solenes e protocolos da nossa casa legislativa. Foi uma grata surpresa descobrir que a Câmara Municipal de Piracicaba prestigiou a todos nós através deste curso de Cerimonial ministrado pelo sr. Marcelo Bandeira. Tenho certeza de que isso enriquecerá em muito os eventos nas câmaras municipais de nossas cidades permitindo que, através dos ritos e protocolos adequados, possamos receber e enaltecer com mais brilho e gentileza ainda, todas as pessoas que são tão importantes para nossas comunidades. Parabéns Piracicaba!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima