
A Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), unidade da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), celebrou no último sábado, 3, os 50 anos de formatura da terceira turma de Engenharia Civil. O evento, marcado por homenagens e reencontros, reuniu 83 pessoas, incluindo ex-alunos, familiares e ex-professores, no Centro de Convivência e no Salão Nobre do campus.
Entre os ex-professores homenageados estavam João Carlos Scudeller, Sami Antonio Tauk, Antonio Mauro Ferraz de Negreiros e Otávio Guedes de Camargo.
Anselmo Fábio de Moraes, que veio de Joinville (SC) aos 17 anos para estudar na EEP, destacou a importância da formação. “Recebemos conhecimentos que nos acompanharam a vida inteira. Sou um engenheiro ‘raiz’, que estudou com régua de cálculo”, afirmou. Moraes foi reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) por quatro anos.
José Moacir Ribeiro, um dos organizadores, explicou a escolha do local. “Desde os 30 anos de formados, nos reunimos em diferentes locais de Piracicaba. Para os 50 anos, decidimos voltar às origens e realizar o evento na EEP”, disse.
Eliseu Valter Favaro emocionou-se ao reencontrar amigos e se surpreendeu com a expansão do campus. “No nosso tempo, havia apenas dois blocos e um campo de futebol. Fiquei feliz em ver que a EEP cresceu e oferece vários cursos de graduação”, destacou.
PRESENÇA FEMININA – Floriza Sabbagh, única mulher da turma de 1975, lembrou a convivência no curso. “Todos eram camaradas e atenciosos, me tratando como uma irmã. Conquistei amigos para a vida toda”, afirmou. Ela destacou que o fato de ser mulher nunca foi obstáculo para o seu bom desempenho no ambiente acadêmico.