
A semana começou cheia de emoção para 84 pacientes com deficiência auditiva e que estavam há mais de cinco anos aguardando por um aparelho auditivo. No dia 28, em uma ação promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o CRP (Centro de Reabilitação de Piracicaba), começaram a ser entregues 162 aparelhos que contemplam a primeira fase de entrega das próteses auditivas que devem atender 527 pacientes e entregar mais de 1.000 aparelhos até julho deste ano, tirando pelo menos 50% dos pacientes da fila de espera pelo equipamento. O investimento é de R$ 1.163.52,00.
Silvio José Franchi, 62 anos, é um dos pacientes. Ele estava há mais de cinco anos na fila de espera. “Espero há muito tempo. Passei pelo otorrino do Postão, pesquisei os modelos dos aparelhos e vi os preços, mas eram muito caros para comprar por minha conta, no particular é quase R$ 5.000 cada um, e isso me fez esperar. Agora estou feliz. Daqui pra frente é só melhorar, me adaptar, assistir bastante televisão e voltar a ter uma vida normal”, destacou.
O sentimento de gratidão também estava estampado no sorriso de Grimaldi Aparecido da Silva, de 65 anos, e da sua filha Ana Paula da Silva, 42. “É a melhor coisa do mundo, estou há bem mais de cinco anos aguardando, quase dez esperando por esse aparelho. Minha vida daqui pra frente será muito melhor e vou ouvir tudo o que eu não ouvia, era tudo que eu mais queria, só gratidão a Deus”, afirmou Grimaldi.
Também comovida, Ana Paula destacou que a comunicação em casa tem tudo para ser muito mais tranquila. “Vai melhorar muito. Antes a gente chamava e ele não escutava. Muitas vezes era a nossa cachorrinha que ia até ele para avisar que estávamos chamando, ela que fica sempre perto dele e também o ajuda. Hoje cedo até brinquei com meu pai, que ele não ia mais precisar da filha dele, que ele será mais autônomo, mas a companhia para assistir televisão ele não vai perder. Fico feliz por ele poder ter mais liberdade para fazer as coisas dele”, relatou.
Para o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, este é um dos vários mutirões que estão acontecendo para zerar as filas de espera em diversas áreas da Saúde pública. “Este é um dos trabalhos que o prefeito Helinho Zanata vem nos cobrando, que é zerar as filas de espera na saúde e temos um programa intenso para isso, com diversos mutirões. Estamos aqui no CRP para finalmente iniciar a entrega destes aparelhos para cumprir o dever de poder público, não só em entregar os aparelhos, mas o de devolver a dignidade a estes pacientes, uma vez que eles tinham muitas dificuldades, inclusive no meio familiar, e que agora podem estar reintegrados nas suas famílias e na sociedade”, comemora dr. Sérgio Pacheco.
A secretária-executiva de Atenção Primária e Secundária, Daniela Andrade, enfatizou a importância da ação. “Vamos zerar esta fila de espera e seguir com outros mutirões para zerar as filas em todas as especialidades da cidade. Fazer isso é dar mais cidadania a população”.
PRÓTESES – Os aparelhos são de amplificação sonora individual nos tipos A e B, compatíveis com perdas auditivas de grau leve a profundo, e o tipo C, compatível com perdas auditivas de grau leve a severo. A entrega é realizada pelo setor de Fonoaudiologia do Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Postão, que fica à Travessa Professor Newton de Almeida Mello, s/n, Centro, atrás do Mercado Municipal.
ACESSO – Para os usuários do SUS terem acesso aos aparelhos auditivos, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde de referência e passar por consulta com clínico geral para posterior encaminhamento a otorrinolaringologista. Por meio de exame de audiometria será verificado o grau de surdez. A partir deste resultado, se necessário, é feita uma ficha pré-cadastro que é o protocolo para abrir APAC (Autorização de Procedimentos Ambulatoriais de Alta Complexidade) exigida pelo Ministério da Saúde. Cabe lembrar que a prioridade para receber estes aparelhos é crianças de zero a 15 anos, sempre respeitando as normas e critérios estabelecidos pelo Governo Federal.
A cidade mantém convênio com o Ministério da Saúde que disponibiliza – sem custo a municipalidade – aparelhos para atender até 10 usuários do SUS/mês em Piracicaba por meio do programa de Reabilitação Auditiva, com regulação do Governo do Estado de São Paulo.